World Wide Web Consortium (W3C)

O World Wide Web Consortium (W3C) foi fundado pelo arquiteto original da Web, Tim Berners-Lee, no seio do Massachusetts Institute of Technology, Laboratory for Computer Science (MIT/LCS) em colaboração com o CERN, em outubro de 1994.
A missão do W3C consiste em promover fóruns de discussão e comprometer-se a liderar a evolução técnica da Web. Para tal, contribui com o desenvolvimento de tecnologias de interoperabilidade, isto é, especificações, guias, software e ferramentas que conduzem a Web ao seu potencial máximo. Em cerca de sete anos, o W3C desenvolveu mais de quarenta especificações técnicas para a infraestrutura da Web.
Em abril de 1995, menos de um ano após a criação do W3C, o Institut National de Recherche en Informatique et automatique (INRIA) tornou-se seu primeiro anfitrião europeu, seguindo-se-lhe a Ásia, em 1996, através da universidade japonesa de Keio, situada no campus de Shonan Fujisawa. Em 2003, a European Research Consortium in Informatics and Mathematics (ERCIM) assume o papel de anfitriã europeia do W3C.

Os objetivos da W3C enquadram-se nos propósitos da sua missão e definem-se como:

- Universalidade: Tornar a Web acessível a todos promovendo para o efeito tecnologias que tenham em conta as diferenças culturais, linguísticas, educacionais, habilidade, dispositivos de acesso e limitações físicas dos utilizadores.

- Semanticidade: Desenvolver um ambiente em software que possibilite a cada utilizador obter o melhor rendimento possível e a utilização dos recursos disponibilizados na Web.

- Confiança: Conduzir o desenvolvimento da Web com uma cuidadosa consideração pelas novas questões legais, comerciais e sociais levantadas por esta tecnologia.

- Interoperabilidade: Promover consensos e fóruns abertos para discussões sobre as questões tecnológicas envolvidas na Web. Defender a tese de que a visualização e acesso à Web devem reger-se por protocolos standard, independentemente dos fabricantes , dispositivos, marcas e modelos. Evitar a fragmentação do mercado que ocorria amiúde no passado.

- Evolutividade: Ambicionar uma tecnologia cada vez melhor que possibilite obter uma Web também melhor, sem desprezar aquela que já funciona. Os princípios que regem a implementação deste objetivo são a simplicidade, modularidade, extensibilidade e compatibilidade.

- Descentralização: Implementar a descentralização como um princípio dos sistemas distribuídos modernos, incluindo as sociedades.

Como referenciar: World Wide Web Consortium (W3C) in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-18 23:07:17]. Disponível na Internet: