WPPSI - Escala de inteligência pré-escolar

O WPPSI é a escala Wechsler de inteligência para crianças pré-escolares. Foi criada por David Wechsler e a sua versão final surgiu em 1967.
Inicialmente foi criada para constituir uma revisão do WISC (também de Wechsler), ampliando-o no sentido de atender às necessidades de avaliação de crianças em idade pré-escolar. Por várias razões esta hipótese foi abandonada, em favor de uma nova escala, destinada especificamente para o uso de crianças dos 4 aos 6 anos e meio.
O WPPSI, tal como o WISC, é constituído por um conjunto de subtestes, sendo que cada um em separado pode ser considerado como uma medida para uma capacidade diferente. Compreende duas escalas, a verbal e a de realização com seis e cinco testes respetivamente. A escala verbal abrange os subtestes: informação, vocabulário, aritmética, semelhanças, compreensão e sentenças, sendo este último um teste suplementar. A escala de realização compreende os subtestes: casa de animais, complemento de figuras, labirintos, desenhos geométricos e cubos.
Com estas escalas permite obter um QI verbal, um QI de realização e um QI total, composto pelos dois anteriores.
Tem como indicações a avaliação do nível intelectual, o levantamento de indícios que possam estar associados a alterações psiconeurológicas ou a lesões cerebrais e ainda a possibilidade de interpretar problemas de desenvolvimento e/ou psicopatológicos.
Apesar de não ser considerada meramente uma extensão do WISC, mas sim uma nova escala, o WPPSI mantém alguns testes que constam do WISC, o que pode permitir estudos longitudinais e comparativos, já que ambos podem medir certas capacidades em diferentes níveis do desenvolvimento.

Como referenciar: WPPSI - Escala de inteligência pré-escolar in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-02-16 03:57:01]. Disponível na Internet: