Artigos de apoio

xadrez (jogo)
Jogo originário da Índia (ou, segundo outros, da China) do século VI, que se propagou sucessivamente pelo Japão, pela Rússia e pela Pérsia (atual Irão), tendo chegado ao Mediterrâneo com as invasões árabes e daí tendo-se difundido pela Europa. Ao longo do tempo, as regras e o aspeto do jogo foram sofrendo alterações, até se fixarem naqueles que conhecemos atualmente. De qualquer forma, a conceção de base manteve-se inalterada: trata-se de um jogo de inteligência e estratégia que representa dois exércitos em confronto e, por conseguinte, jogado por dois xadrezistas em oposição.
O jogo é composto por 32 peças (geralmente, 16 brancas e 16 pretas) que se movem num tabuleiro quadrangular, composto por 64 quadrados que alternam de cor (tradicionalmente, branco e preto).
No início da partida, os jogadores colocam as suas peças nas fileiras extremas e contrárias do tabuleiro. Na retaguarda ficam cinco modalidades de peças: rei (1), rainha(1), torre (2), bispo (2) e cavalo (2). A vanguarda é ocupada por peões (8). O movimento das peças faz-se de acordo com regras variadas. Há peças que só podem avançar uma casa de cada vez, outras que só podem andar na diagonal, outras ainda que possuem uma maior possibilidade de movimentos. O jogo desenrola-se à volta do rei. O objetivo é retirar do jogo o maior número de peças do adversário de forma a chegar até ao rei, imobilizando e, desta forma, finalizando o jogo com o xeque-mate.
O xadrez encontra-se atualmente organizado como modalidade desportiva. A Federação Internacional de Xadrez é a organização que controla todos os eventos relacionados com a modalidade, e que pode também rever e dar novas interpretações acerca das regras do jogo. Reúne-se em congresso todos os anos e supervisiona a Olimpíada de Xadrez e os campeonatos do mundo.
Um dos mais conhecidos xadrezistas é o campeão mundial Garry Kasparov, que deteve o título durante vários anos seguidos (de 1985 a 1993 e, de acordo com a ACP, a Association of Chess Professionals, de 1993 a 2000).
Como referenciar: xadrez (jogo) in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-11-25 09:22:18]. Disponível na Internet: