Xantusídeos

Família de répteis da ordem dos sáurios, constituída por onze espécies. Pertencem a esta família os lagartos noturnos, Xantusia arizonae, que se distribuem pela América Central e sudoeste da América do Norte.
Os répteis desta família têm o corpo protegido por escamas que são pequenas no dorso e nos planos que contrastam com as grandes escamas da superfície ventral. A cabeça é geometricamente aguçada, as patas possuem cinco dedos e a cauda é ligeiramente mais comprida que a cabeça e o tronco. Possuem uma membrana ocular, que é uma escama transparente formada a partir da pálpebra inferior. Não possui pálpebras móveis. Têm atividade noturna, mantendo-se durante o dia escondidos nas fendas das rochas e sobre troncos. Durante a noite percorrem as rochas à procura de alimento que é constituído por formigas, abelhas, grilos, escaravelhos, aranhas, escorpiões e escolopendras.
Como referenciar: Porto Editora – Xantusídeos na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-26 12:21:26]. Disponível em