Xerox

Empresa que produz e comercializa soluções destinadas à gestão documental, tais como impressoras digitais a cores e a preto e branco, prensas digitais, dispositivos multifunções, copiadoras digitais e uma variada gama de outras soluções e serviços.
A história da Xerox iniciou-se em 1906 com a fundação da Haloid Company e com o nascimento, a 8 de fevereiro, de Chester Carlson, o homem que viria a inventar a xerografia.
De facto, a 2 de outubro de 1938 no seu laboratório em Astoria, no Queens, em Nova Iorque, Chester Carlson, natural de Seattle, produziu a primeira imagem eletrofotográfica. Esta eletrofotografia foi registada com a patente norte-americana número 2 297 691 em 6 de outubro de 1942, e mais tarde seria rebatizada por xerografia, a tecnologia que revolucionou o mundo da imagem.
Chester Carlson passou anos a tentar vender a sua invenção, mas sem sucesso, uma vez que os investidores achavam que não havia mercado para copiadores, dado que o papel de carbono servia perfeitamente os propósitos em questão. Empresas como a IBM e a General Electric achavam que era uma invenção entusiástica, mas com pouco interesse.
Finalmente, em 1944, o Battelle Memorial Institute de Columbus, no estado norte-americano do Ohio, contratou Chester Carlson, propondo-lhe o refinamento do seu novo processo de cópia.
Em 1947, a Haloid Company obteve da Battelle uma licença para desenvolver e comercializar uma máquina copiadora baseada na tecnologia de Carlson.
Carlson e a Haloid concluíram mais tarde que a palavra eletrofotografia era muito enfadonha e foi então que um professor de línguas clássicas da universidade estadual do Ohio sugeriu "xerocaria" que derivava das palavras gregas "seco" e "escrita".
A Haloid cunhou a palavra 'Xerox' nas suas primeiras copiadoras e em 1948 a palavra 'Xerox' foi comercialmente registada.
Em 1953 a Haloid estabeleceu-se no Canadá e três anos passados foi inaugurada a Rank Xerox Limited, fruto da 'joint-venture' entre a Haloid e a Rank Organisation.
Devido ao sucesso adquirido com as copiadoras Xerox, em 1958 a companhia mudou o nome para Haloid Xerox, Inc.
Em 1959 a Haloid anuncia a Xerox 914 a primeira copiadora automática para escritório e compra à Battelle todas as patentes da xerografia.
No ano de 1961, e inspirada no êxito da Xerox 914, a companhia assume o nome de Xerox Corporation.
Atualmente, a Xerox 914 faz parte da história da América e está exposta no Smithsonian Institution.
A saga da Xerox continuou com novas joint-ventures, aquisições de outras empresas, parcerias estratégicas e estabelecendo-se noutros países.
O inventor da xerografia, Chester Carlson, morreu a 19 de setembro de 1968 e um ano depois a Xerox mudou a sua sede para Stamford.
Em 1970 é estabelecida a Xerox Computer Services e em 1973 a Xerox PARC inventa o protótipo do primeiro computador pessoal, de nome Alto, que incluía inovações tecnológicas como o uso do rato, interface gráfico e monitor de 'bit maps'. O primeiro descendente comercial do Alto foi o 8010 Star.
Em 1976 a Xerox aceita a última encomenda da Xerox 914 e um depois anuncia a primeira impressora a laser da indústria, a Xerox 9700.
Até aos dias de hoje a Xerox inaugurou mais empresas no seio do seu grupo, realizou novas fusões e aquisições. O lançamento de produtos e serviços inovadores mantém-se uma constante, fazendo da Xerox uma companhia de grande dinamismo e inovação.

Como referenciar: Xerox in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-16 05:53:24]. Disponível na Internet: