Yahoo

O Yahoo é um dos mais populares portais Internet em todo o Mundo, funcionando ainda como motor de busca ou pesquisa.
O Yahoo começou por ser um hobby de dois estudantes e rapidamente evoluiu tornando-se num programa global, que contribuiu para alterar a maneira como as pessoas comunicam, acedem a informação e compram coisas.
O nome original do Yahoo em janeiro de 1994 era Jerry and David's Guide to the World Wide Web devido aos nomes dos seus autores, Jerry Yang e David Filo, dois estudantes de Engenharia Eléctrónica da Universidade de Stanford nos EUA. Estes dois estudantes passavam a maior parte do tempo em casa a desenvolver o conceito 'Yahoo' do que a desenvolver as suas teses de doutoramento. Jerry e David despendiam muito tempo a elaborar as suas listas de links favoritos, de tal forma que essas listas se tornaram extremamente compridas. Foi então que decidiram dividir essas listas em categorias temáticas e quando essas listas de categorias se tornavam elas próprias extensas eles criavam subcategorias e assim sucessivamente. O resultado final era uma lista hierárquica de listas de categorias e foi assim que surgiu o conceito basilar que está por detrás do Yahoo. Em maio de 1994 o Jerry and David's Guide to the World Wide Web era já acedido por 100 mil utilizadores online.
Pouco tempo depois o site assumiu o nome Yahoo, que é o acrónimo de Yet Another Hierarquical Officious Oracle. Os autores insistem em afirmar que escolheram o nome Yahoo por gostarem da sua definição rude, não sofisticada e tosca.
Inicialmente, o Yahoo estava alojado no PC de Yang, que se chamava 'Akebono', enquanto que o software estava alojado no PC de Filo intitulado 'Konishiki'. Os nomes dos PCs foram inspirados em dois lendários lutadores de sumo.
Jerry e David cedo perceberam que para além deles milhares de utilizadores procuravam um site onde pudessem encontrar acessos para muitos outros sites. O seu guia era acedido por milhares de utilizadores provenientes de diversos países e em finais de 1994 o site atingia um milhão de acessos.
A receção ao guia Yahoo foi de tal forma entusiástica e o tráfego era de tal modo intenso que os autores aperceberam-se que tinham um potencial negócio em mãos e em março de 1995 a Yahoo era incorporada. Em agosto desse mesmo ano o site começava a receber publicidade e o negócio começava a florescer.
A partir de 1996 o site Yahoo passou a ter representações internacionais, inaugurando a 22 de abril o Yahoo Japão, a 23 de setembro o Yahoo UK e em outubro era vez da Alemanha e França receberem o Yahoo. No dia 1 de outubro de 1996 registam-se mil milhões de acessos ao site. A partir daqui, o Yahoo expandiu-se a muitos mais países espalhados por todos os continentes.
Para além do serviço regular de apontadores a Yahoo começou a incorporar no seu site os mais diversos tipos de serviços tais como: Chat (Jan. 1997), Classificados (Fev. 1997), Mail (Out. 1997), Viagens (Nov. 1997), Desportos (Dez. 1997), Jogos (Mar. 1998), Computadores (Abr. 1998), Cinema (Mai. 1998), Imobiliária (Jun. 1998), Calendário (Ago. 1998), Leilões (Set. 1998), Compras (Nov 1998), Radio (Mai 1999), Messenger (Jun 1999), e ainda muitos mais serviços.
O Yahoo é um líder global em comunicações, comércio e multimédia na Internet. Tendo sido o primeiro guia de navegação online na Web o www.yahoo.com era em 2001 o site líder em termos de tráfico e meio publicitário. Atingindo mais de 237 milhões de utilizadores em 25 países, o Yahoo está disponível em mais de 12 línguas.
A proprietária do site Yahoo, a Yahoo Incorporated, está sediada em Sunnyvale no estado norte-americano da Califórnia e tem escritórios na Europa, Ásia, América Latina, Austrália, Canadá e EUA.

Como referenciar: Yahoo in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-24 03:14:38]. Disponível na Internet: