yuan renmimbi

O yuan renmimbi é a moeda oficial da China e tem por símbolo ¥ e por código CNY. É divisível 100 fen ou em 10 jiao. O yuan renmimbi é emitido pelo Banco do Povo da China.
Foram lançadas moedas de 1, 2 e 5 fen, de 1 e 5 jiao e de 1 yuan renmimbi, assim como de 1, 2 e 5 jiao e de 1, 2, 5, 10, 20, 50 e 100 yuan renmimbi.
As moedas chinesas ostentam na face o seu valor e no reverso imagens de flores, como orquídeas, lótus e crisântemos. Também as notas vêm ilustradas com flores (na face), no caso orquídeas, narcisos, rosas, lótus, crisântemos, sempre em conjunto com uma efígie do político Mao Tsé-Tung. No verso surgem paisagens chinesas ou edifícios importantes. "Renmimbi" significa "moeda do povo", enquanto "yuan" significa "redondo".
As primeiras moedas chinesas apareceram por volta do século VI a. C., eram de bronze e tinha a forma de conchas ou lâminas.
O primeiro imperador da China, Qin Shi Huangdi, reorganizou o sistema monetário por volta do ano 220 a. C. e introduziu moedas de bronze com um furo no meio.
As notas terão surgido no século VII e, a partir de 1024, só o governo as podia emitir. Devido à crescente inflação as notas foram abolidas no século XVI e só regressaram no século XIX. Entretanto, as moedas haviam sido reintroduzidas na China em 1503.
A instabilidade política vivida na China no início do século XX levou a que se sucedessem os sistemas monetários e várias instituições lançavam o seu próprio dinheiro. Havia 12 unidades monetárias dominantes, distribuídas pelas principais regiões da China.
O yuan renmimbi foi introduzido em território chinês a 1 de dezembro de 1948 pelo Banco do Povo da China, criado nesse ano, embora esta designação da moeda oficialmente só fosse introduzida em 1969.
De início, só havia notas e a nova moeda serviu para substituir as diversas unidades monetárias que existiam nas zonas controladas pelos comunistas, que no ano seguinte chegaram ao poder após vencerem a guerra civil.
Em 1955 foi lançado um novo yuan renmimbi, que valia 10 000 dos anteriores.
O yuan renmimbi é bastante popular em países como a Mongólia, Camboja e Nepal.
Como referenciar: yuan renmimbi in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-26 09:57:34]. Disponível na Internet: