Zhang Ziyi

Atriz chinesa, Zhang Ziyi nasceu a 9 de fevereiro de 1979, em Pequim. Filha de um economista e de uma professora, interessou-se inicialmente pela dança e pela ginástica, tendo começado a sua carreira como dançarina na Academia de Dança de Pequim e chegando a ganhar um prémio numa competição nacional aos 15 anos. Nesta altura, optou pela representação e entrou para a prestigiada Academia Central de Representação de Pequim. Pouco depois, começou a aparecer em anúncios publicitários na televisão em Hong Kong. Aos 19 anos, após participar numa audição para um anúncio realizado por Zhang Yimou (que usava este meio para escolher atores para os seus filmes), ofereceram-lhe o seu primeiro papel no cinema no filme de Yimou The Road Home, pelo qual chamou a atenção dos críticos e do público no Festival de Cinema de Berlim, desempenhando o papel de uma jovem simples que se apaixona pelo seu professor.
Prosseguiu o caminho em direção à fama e ao sucesso com a sua participação no fenómeno mundial Crouching Tiger, Hidden Dragon (O Tigre e o Dragão, 2000), realizado por Ang Lee e pelo qual ganhou o prémio Independent Spirit para Melhor Atriz Secundária, assim como o prémio da Associação de Críticos de Cinema de Toronto na mesma categoria. No ano seguinte, participou no filme de ação e aventura Rush Hour 2 (Hora de Ponta 2), a sua primeira incursão num filme de produção norte-americana.
Em 2002, voltou a participar num filme de Zhang Yimou, Hero (Herói), que foi um verdadeiro sucesso internacional e visualmente arrebatador. Seguiu-se Purple Butterfly (2003), um drama de guerra sobre um grupo de resistência passado na China durante a ocupação do Japão, em que interpretou o papel principal.
Com The House of Flying Daggers (O Segredo dos Punhais Voadores, 2004), onde trabalhou novamente com Zhang Yimou, retornou às artes marciais e a sua prestação valeu-lhe a nomeação para o prémio de Melhor Atriz da Academia Britânica de Cinema e Televisão (BAFTA). Ainda no mesmo ano, participou em 2046, realizado por Wong Kar-Wai, um drama de ficção científica pelo qual ganhou o prémio de Melhor Atriz dos Críticos de Cinema de Hong Kong.
Em 2005, entrou na adaptação ao cinema do livro de Arthur Golden Memoirs of a Geisha (Memórias de uma Geisha), realizado por Rob Marshall, onde contracenou com Michelle Yeoh. Neste drama histórico, interpretou a personagem principal, Sayuri, e recebeu a nomeação para o Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz Dramática.
Como referenciar: Zhang Ziyi in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-11-30 18:09:20]. Disponível na Internet: