Zilog

Empresa fabricante de microprocessadores e responsável pela criação, em julho de 1976, do processador Z80, com que a Sinclair equipou os então populares computadores ZX-80, ZX-81, ZX Spectrum e mais tarde o Zilog Z8000.
Fundada em 1974 por Federico Faggin, o inventor do primeiro microprocessador, a Zilog foi adquirida na sua totalidade pela Exxon Corporation em 1980. No entanto, nove anos mais tarde foi readquirida pelos seus próprios funcionários e gestores.
Em fevereiro de 1991, tornou-se uma empresa pública, mas foi novamente privatizada, como resultado da fusão com a empresa Texas Pacific Group, em março de 1998. Com uma produção orientada para o segmento dos semicondutores, em 2005 a Zilog é responsável por uma vasta gama de microprocessadores de 8, 16 e 32 bits, micro controladores de 8 bits, e processadores de sinais digitais, destinados a inúmeras aplicações em todo mundo.
Os seus produtos podem ser encontrados como parte integrante de variadíssimos eletrodomésticos, aparelhos eletrónicos de controlo em edifícios, dispositivos de automação industrial ou de processamento de transações financeiras, periféricos de computador ou automóveis.
A Zilog é ainda a principal fornecedora de controladores para comandos á distância universais de infra-vermelhos.
Com sede na cidade de San Jose, estado da Califórnia, nos estados Unidos da América, a Zilog mantém repartições em Nampa, no estado de Idaho (onde também possui uma fábrica), e Seattle, no estado de Washington.
Opera ainda 25 escritórios de vendas diretas e mantém relações com mais de 120 distribuidores em todo mundo.
Como referenciar: Zilog in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-24 00:10:15]. Disponível na Internet: