zlóti

O zlóti é a moeda oficial da Polónia e tem por símbolo Zl e por código PLN. Pode ser dividido em 100 groszy e a emissão é feita pelo Banco Nacional da Polónia e a cunhagem pela Mennica Polska, S.A. Zlóti significa dourado.
Há moedas de 1, 2, 5, 10, 20, 50 groszy e de 1, 2 e 5 zlótis. As notas existentes são as de 10, 20, 50, 100 e 200 zlótis.
As notas de zlóti ostentam a efígie de diversos soberanos polacos, desde o fundador Mieszko I. Quanto às moedas, têm representada a águia que surge no escudo de armas polaco.
A primeira moeda a ser utilizada na Polónia foi o dinar de prata, introduzido no país no século X pelo fundador da nação, Mieszko I. O dinar manteve-se em circulação na região durante cerca de 500 anos, até que no século XVI houve uma reforma monetária que levou a introdução do zlóti/taler e do ducado, que passaram a circular em paralelo com os escudos sicilianos e os ecus franceses.
Quando a Polónia foi repartida entre a Prússia, a Rússia e a Áustria estavam em vigor os ducados de ouro para o comércio externo e os zlóti de prata para uso doméstico. Posteriormente, já sob o jugo russo, esteve em vigor o rublo.
Em 1924, já depois de a Polónia recuperar a sua independência, foi introduzido o zlóti, que substituiu a marka polaca, imposta pelo ocupante alemão em 1916. O zlóti esteve em uso até 1939, ano da invasão alemã e da partição do território entre a Alemanha, a Lituânia e a Rússia, que recorreram às suas próprias moedas.
Após o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, foi reintroduzido o zlóti que, em 1950, foi indexado ao rublo russo. Neste ano, o velho zlóti foi substituído pelo zlóti pesado.
Após a queda do Muro de Berlim, em 1989, a inflação cresceu imenso na Europa de Leste, em geral, e na Polónia, em particular, levando a que o zlóti fosse substituído por um novo zlóti. Este valia 10 000 do anterior.
Como referenciar: Porto Editora – zlóti na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-23 02:48:35]. Disponível em