Zodíaco chinês

Conjunto de 12 signos baseados no calendário milenar chinês e representados por 12 animais, calhando a cada um reger consecutivamente durante um período de cerca de um ano.
Há diversas lendas que explicam a origem do Zodíaco chinês, as principais das quais associadas a Buda e ao Imperador Jade. Um e outro teriam convocado para um encontro os animais que, para acederem ao convite, teriam de desempenhar determinadas tarefas e atravessar um rio. O Zodíaco acabou por ser organizado consoante a ordem de chegada dos animais ao ponto de encontro: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cão e Porco, respetivamente.
Os signos chineses estão associados a cinco elementos da natureza, são eles: Fogo, Terra, Metal, Água e Madeira. A cada doze anos acontece um ano, de cada animal, associado, consecutivamente, a um dos cinco elementos.
Como referenciar: Zodíaco chinês in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-03-03 21:12:24]. Disponível na Internet: