Zófimo Consiglieri Pedroso

Professor catedrático, Zófimo Consiglieri Pedroso nasceu em 1851, em Lisboa, e morreu em 1910, em Sintra. Formou-se em Letras e foi professor catedrático e diretor do Curso Superior de Letras de Lisboa. Foi membro do Partido Progressista e deputado da Câmara, eleito por Lisboa.
Para além do ensino e da política, Consiglieri Pedroso distinguiu-se em várias áreas, nomeadamente na etnografia, tendo sido, conjuntamente com outros investigadores, um dos fundadores e um dos mais importantes dinamizadores da Antropologia em Portugal. Neste âmbito, dedicou-se sobretudo ao estudo dos mitos, das tradições e das superstições populares. Colaborou em diversos periódicos, tendo publicado no Jornal O Positivismo uma grande parte das suas análises etnográficas. Foi ainda presidente da Sociedade de Geografia de Lisboa e sócio efetivo da Academia de Ciências de Lisboa.
Algumas publicações de Consiglieri Pedroso: 1878, A Constituição da Família Primitiva
1879 -1882, Contribuições para uma Mitologia Popular Portuguesa
1910, Contos Populares Portugueses
Como referenciar: Zófimo Consiglieri Pedroso in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-04-25 15:42:10]. Disponível na Internet: