zonas de vertente

Locais de desnível da topografia terrestre, as zonas de vertente podem ter um declive mais ou menos acentuado, encontrando-se muito expostas à ação intensa e rápida dos fenómenos erosivos. Devido às suas características, é frequente ocorrer nestas zonas movimentos descendentes de materiais do solo ou de materiais rochosos.
As alterações verificadas nas zonas de vertente devem-se, essencialmente, a duas causas naturais: erosão hídrica, provocada pela água da chuva, e movimentos de terrenos.
A erosão hídrica que ocorre nas zonas de vertente processa-se de forma mais ou menos lenta e gradual, resultando do desgaste dos solos provocado pelo impacto das gotas de chuva e pela escorrência de águas.
Os movimentos de terrenos correspondem a situações em que ocorre a movimentação de grandes massas de materiais sólidos. Esta movimentação pode ocorrer de forma muito lenta, quase impercetível, ou, como acontece mais frequentemente, de forma brusca. O movimento de terrenos pode provocar grandes catástrofes.
Como referenciar: zonas de vertente in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-09-29 10:38:44]. Disponível na Internet: