zoologia

A zoologia é o estudo dos animais. Este estudo pode ser feito sob pontos de vista muito diferentes, razão pela qual a zoologia se divide num determinado número de ramos distintos.
Alguns destes ramos são puramente descritivos. É o caso da morfologia que descreve a forma exterior e a disposição geral das partes que constituem o corpo; a anatomia que, através das dissecções, nos informa sobre a disposição e constituição dos diferentes orgãos; a anatomia microscópica que estuda, com a ajuda do microscópio, a estrutura íntima dos mesmos órgãos.
Estas ciências descritivas são indispensavelmente complementadas pela fisiologia que estuda o papel e a função dos diferentes órgãos e aparelhos, isto é, estuda o organismo em atividade. Os estudos precedentes podem relacionar-se com uma única espécie de animal e denominam-se monografias. Quando este estudo se estende a um grande número de espécies, ou mesmo a todas as espécies conhecidas, permite comparar as diferentes formas animais, deduzir as grandes leis que os regem e as relações recíprocas que se estabelecem entre eles.
Estes estudos no seu conjunto constituem a anatomia comparada e a fisiologia comparada.
A sistemática é o ramo da zoologia que tem por objetivo denominar e definir as espécies de animais e de os dividir em grupos segundo as suas atividades recíprocas. Estas afinidades só são possíveis de determinar pelo estudo comparativo das espécies. A anatomia comparada é, também, uma das bases da sistemática.
Finalmente, a embriologia estuda o desenvolvimento do ser vivo, a sua embriogénese, e mostra-nos as diversas formas sucessivas pelas quais o indivíduo passa desde o ovo até à forma definitiva.
A zoologia compreende ainda outros ramos menos significativos como a geografia zoológica que estuda a distribuição dos animais na superfície da Terra; a etologia que estuda o comportamento dos animais e a sua influência recíproca (migrações, parasitismo, etc.) e a zoologia económica, isto é, o estudo dos animais e a sua relação com a agricultura, a indústria, a medicina, etc.
Como referenciar: Porto Editora – zoologia na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-27 20:49:11]. Disponível em