Zune

Lançado nos Estados Unidos da América a 14 de novembro de 2006, o Zune foi desenvolvido pela multinacional americana Microsoft para competir diretamente com o popular iPod<sup>®</sup>, da Apple.

Originalmente disponibilizado em três cores (preto, castanho e branco), o Zune é um reprodutor de conteúdos multimédia digitais com capacidade para armazenar até 7500 músicas, 25 mil fotografias ou 100 horas de vídeo, graças ao disco rígido de 30 GB que incorporava.
Vinha ainda equipado com um recetor de rádio FM, um ecrã de 3 polegadas (7,62 centímetros) personalizável com fotos e temas específicos, e capacidade wireless para a troca de conteúdos com outros Zune próximos, sem necessidade de recorrer a uma ligação física, com fios.

Esta conectividade sem fios, no entanto, está reservada apenas para a ligação a outros aparelhos Zune, sendo que para a transferência a partir de outras fontes, como um computador (exclusivamente equipado com um sistema operativo Windows) ou uma consola Xbox360 o utilizador teria que recorrer a uma ligação USB 2.0, através de uma porta também disponível no aparelho.

Através do serviço "Zune MarketPlace", a Microsoft disponibilizava uma vasta gama de conteúdos multimédia a que o utilizador podia aceder e adquirir recorrendo a um PC ou Xbox360, e então transferir para o seu Zune.

O aparelho era acompanhado de série com um cabo USB, uma bolsa própria e auscultadores estéreo, mas disponibilizava ainda acessórios opcionais que podiam ser adquiridos separadamente, como o "Zune car package", que acrescentava um carregador de isqueiro e um transmissor FM ao aparelho, para que o som possa ser captado num autorrádio, ou o "Zune Home A/V Pack", um conjunto de acessórios que permite ligar o aparelho a uma tomada comum e a um televisor e/ou sistema de som.

Mais tarde foram acrescentadas duas cores às três originalmente disponibilizadas, o rosa e o vermelho, e, a 15 de junho de 2007, a Microsoft lançou um novo modelo, o "Halo Zune" – uma edição especial do aparelho, inspirada no jogo "Halo 3".

Com menos de 160 gramas de peso, o Zune mede apenas 11,2 cm de altura por 6,1 cm de largura e vinha equipado com uma bateria recarregável de iões de lítio, que lhe permitia reproduzir até 14 horas de música, ou até quatro horas de fotos ou vídeo.
Como referenciar: Zune in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-24 13:38:41]. Disponível na Internet: