< voltar
1 min
ágar-ágar
O ágar-ágar é uma substância mucilaginosa que se encontra em plantas marinhas e é comercialmente extraído das paredes celulares das algas marinhas vermelhas. Uma vez seco, emprega-se em meios de cultura microbiológica e em preparações como agente solidificante.
Este material é comercialmente fornecido desidratado em grânulos ou em pó e aumenta de volume em contacto com a água. A capacidade do ágar permanecer como gel sólido a temperaturas inferiores a 38oC é uma propriedade importante, que não é encontrada em muitos outros géis.
A gelatina, por exemplo, torna-se fluída quando a temperatura atinge os 37oC, temperatura esta a que crescem muitos microrganismos, razão por que esta deixou de ser usada como agente solidificante para meios microbiológicos.
Uma vez que a grande maioria dos microrganismos cultivados em laboratório não destroem o ágar, este é o principal meio usado como agente solidificante em meios de cultura.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – ágar-ágar na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-07-02 12:15:50]. Disponível em
Artigos
-
ácido sulfúricoO ácido sulfúrico, também designado de vitríolo, é um oxácido de enxofre, de fórmula H2SO4. Este, é ...
-
ctenóforoO tipo dos ctenóforos é composto por pouco menos de 100 espécies de animais marinhos nadadores, de c...
-
CubozoáriosAs espécies da classe dos cubozoários foram até muito recentemente uma ordem (cubomedusas) dos cifoz...
-
cuco (ornitologia)São aves de tamanho médio com cauda comprida e asas pontiagudas da família dos Cuculídeos. O cuco (C...
-
CuculídeosFamília de aves, da ordem dos cuculiformes, constituída por cento e vinte e sete espécies. A todas a...
ver+