Livros e Autores

O Retiro

Sarah Pearse

A Imperatriz

Gigi Griffis

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov

agudo

Em acentuação gráfica: tipo de acento gráfico (´), pertencente à grafia do português e está presente nas grafias de outras línguas românicas como o castelhano e o francês. O acento agudo é usado para indicar a maior abertura do timbre das vogais tónicas sobre o qual é colocado, como se pode verificar nos exemplos seguintes: <género> (vogal tónica anterior semiaberta È), <canário> (vogal tónica central aberta a) e <dócil> (vogal tónica posterior semiaberta ó).
Em acentuação silábica: diz-se de palavra no que respeita à sua acentuação fonológica ou silábica. Uma palavra aguda ou oxítona tem aumento de intensidade na última sílaba. Não deve confundir-se acentuação gráfica com acentuação fonológica, ou seja, nem todas as palavras recebem acento gráfico, mas todas as palavras possuem acento fonológico. São exemplos de palavras agudas os seguintes vocábulos: <es>, <aqui>, <maçã>, <javali>, <amarão>, etc. Como se pode ver pelos exemplos anteriores, nem sempre as palavras agudas recebem acento gráfico, agudo ou de outro tipo, uma vez que a acentuação gráfica só é usada para assinalar exceções. Assim, uma palavra pode ser aguda, ou seja, acentuada na última sílaba, e receber acento agudo (por exemplo: <aco>, <a>), da mesma maneira que pode ser aguda sem receber qualquer tipo de acento gráfico (por exemplo: <andar>, <conhecer>, etc.).
Em fonética acústica: diz-se de tipo de som da fala que é produzido com uma cavidade de ressonância pouco ampla e muito compartimentada, produzindo altas frequências. Oposto a som grave, constitui o par agudo/grave na proposta de classificação da fala por traços binários distintivos apresentada por Roman Jakobson, G. Fant e M. Halle, em 1952, na sua obra Preliminaries to Speech Analysis. São classificadas como agudas as vogais [i], [e], [È] e [A]. São ainda agudas as consoantes palatais [S], [Z], [L], [N] e as ápico-alveolares [t], [d], [n], [l], [r] e predorso-alveolares [s], [z].
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – agudo na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-02-07 17:19:54]. Disponível em
Livros e Autores

O Retiro

Sarah Pearse

A Imperatriz

Gigi Griffis

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov