AIDA
Modelo de técnica publicitária constituído pelas etapas seguintes: chamar a Atenção, suscitar o Interesse, fazer nascer o Desejo, para levar à Ação de compra. Dirige-se a um consumidor racional e consciente e pressupõe que ele deve percorrer várias etapas até chegar à compra. Presidiu à elaboração de textos publicitários dos primeiros trinta anos do século XX, redigidos por publicitários americanos famosos como Kennedy e Hopkins.
Trata-se de um modelo de fácil assimilação e exploração, que ajuda a formalizar a estratégia publicitária, apelando a três níveis de operacionalidade e outras tantas formas de avaliação.
O nível cognitivo dá a conhecer o produto e permite avaliar a recordação; o nível afetivo veicula uma publicidade da imagem proporcionando a avaliação das atitudes e imagens; o nível conotativo despoleta comportamentos suscetíveis de serem mensuráveis pela compra.
Trata-se de um modelo de fácil assimilação e exploração, que ajuda a formalizar a estratégia publicitária, apelando a três níveis de operacionalidade e outras tantas formas de avaliação.
O nível cognitivo dá a conhecer o produto e permite avaliar a recordação; o nível afetivo veicula uma publicidade da imagem proporcionando a avaliação das atitudes e imagens; o nível conotativo despoleta comportamentos suscetíveis de serem mensuráveis pela compra.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – AIDA na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-03-27 02:42:53]. Disponível em
Artigos
-
hipertexto (informática)Técnica de organização de bases de dados computadorizadas ou de documentos para facilitar a pesquisa...
-
hoaxMensagem de correio eletrónico que veicula informação falsa, normalmente avisando para um perigo ima...
-
home pagePrimeira página ou página principal num sítio na World Wide Web que contém índices e ligações para o...
-
hostComputador ligado em rede que fornece serviços a outros computadores como: o armazenamento de dados,...
-
hotkeyTecla (ou conjunto de teclas) definida pelo sistema operativo ou pelo utilizador que executa comando...
-
HSCSDO HSCSD (High Speed Switched Data) é um aperfeiçoamento de uma tecnologia já existente - o CSD (Circ...
-
HTML(Hyper Text Markup Language) O HTML é uma "linguagem" que permite a construção das páginas Web. As p...
-
HTTP(HyperText Transfer Protocol) Protocolo para comunicações entre computadores utilizado, maioritariam...
-
hubEquipamento que serve de ponto de conexão comum para vários aparelhos (computadores, impressoras) in...
-
I LOVE YOUNome de um vírus informático que surgiu no início de maio de 2000 e que se propaga através do correi...
Partilhar
Como referenciar 
Porto Editora – AIDA na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-03-27 02:42:53]. Disponível em