Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros

Ala dos Namorados (banda)

As raízes da Ala dos Namorados, grupo musical português, remontam a maio de 1993, quando Manuel Paulo, João Gil (ex-Trovante) e João Monge se juntaram para compor canções. A esse trio juntou-se José Moz Carrapata. O quarteto prosseguiu sem vocalista até 1992, por ocasião de um concerto de Carlos Paredes. A história da presença de Nuno Guerreiro nesse concerto é curiosa. O cantor estava na assistência de um dos últimos ensaios para o concerto do S. Luís e, cantando improvisadamente, chamou a atenção dos músicos presentes e do próprio Carlos Paredes. Nuno Guerreiro aceitou o convite para se juntar ao coletivo e assim teve a oportunidade de contactar com diversos músicos, entre os quais Manuel Paulo. Daí ao surgimento da Ala dos Namorados bastou um convite do quarteto para que o cantor se lhes juntasse como vocalista. Nascia um dos projetos de maior destaque da nova música portuguesa, pela talentosa mescla de estilos tão díspares como o jazz, o fado e a música tradicional.
Estrearam-se em 1994, com álbum homónimo, do qual fizeram parte temas como "Loucos de Lisboa", "Ao Sul" e "Troca Pingas". Seguiu-se Por Minha Dama (1995). Na sequência do seu segundo longa-duração, o grupo regista uma significativa expansão além-fronteiras, atuando em festivais de nomeada de diversas cidades europeias, como Brugges, Barcelona e Utrecht.
No ano seguinte, é editado Alma, que conta com a colaboração de um extenso rol de convidados, na área instrumental da música, bem como de um coro da Fundação Calouste Gulbenkian. A edição deste disco, para além do mercado nacional, envolveu a Bélgica e a Holanda, países onde a banda obtivera alguma notoriedade. A produção ficou a cargo dos elementos do grupo.
Solta-se O Beijo, gravado ao vivo, foi o disco seguinte, cujo tema-título contava com a voz de Sara Tavares e foi um dos maiores sucessos do ano, com vendas superiores a 40 mil unidades. Fez ainda parte deste álbum uma versão do clássico de Elvis Presley, "Can't Help Falling In Love", na qual se destaca a participação do grupo Vozes da Rádio.
Nos seus espetáculos ao vivo, a Ala dos Namorados recorre a músicos de suporte, como são os casos de José António Santos, no clarinete e clarinete baixo, Zé Nabo, no baixo, e André Rocha, nas percussões.
Fora do âmbito do grupo, Nuno Guerreiro (Loulé, 1972-), possuidor de voz ímpar no panorama musical português, gravou, em 1999, o álbum a solo Carta de Amor, a convite da editora EMI do Japão. Gravado com o maestro e produtor japonês Akira Senju, este disco consiste na interpretação de clássicos como "Amazing Grace", "When The Saints Go Marching In" e "My Funny Valentine". Foi ainda lançada a compilação Ao Sul exclusivamente no mercado japonês.
Já no ano 2000, saiu o álbum Cristal, seguindo na linha de composição que trouxe a Ala ao sucesso. O primeiro single "Fim do Mundo" (E Ao Cabo Do Teu Ser) teve direito a bastante airplay nas rádios nacionais e o disco acabou por confirmar o talento deste projeto nacional, sendo lançada também uma versão especial com cinco faixas extra. Neste trabalho, regista-se a colaboração de Catarina Furtado, nas letras, e de diversos músicos, destacando-se Jacques Morelenbaum, Vozes da Rádio e alguns elementos da Orquestra Filarmónica de Turim.
Em março de 2004, foi editado o álbum Ao Vivo no S. Luís, que regista um espetáculo memorável da banda e que faz um apanhado de uma década de êxitos, transpondo para o registo fonográfico o ambiente ímpar das canções da Ala dos Namorados e da voz de Nuno Guerreiro. Além da edição em disco, o grupo optou por editar também o concerto, gravado no ano anterior, num duplo DVD. Este registo contém dois temas inéditos da Ala dos Namorados, nomeadamente "Ausência", uma versão de Cesária Évora, e "No Concerto Do Palma" (único tema gravado em estúdio), escolhido para single de apresentação do trabalho.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Ala dos Namorados (banda) na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-05-19 03:50:33]. Disponível em
Artigos
ver+

Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros