Livros & Autores

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros

Almeirim

Aspetos Geográficos
O concelho de Almeirim, do distrito de Santarém, localiza-se na Região do Alentejo (NUT II), na Lezíria do Tejo (NUT III). Situado na margem esquerda do rio Tejo e limitado a noroeste pelas serras de Aire e Candeeiros, faz fronteira a norte com o concelho de Alpiarça, a sul com os concelhos de Coruche e Salvaterra de Magos, a este com Chamusca e a oeste com Cartaxo e Santarém. Almeirim é uma planície arenosa, com altitude máxima de 43 metros, estando associada a solos pobres.
No total, abrange uma área de cerca de 222,3 km2 e é constituído por 4 freguesias: Almeirim, Benfica do Ribatejo, Fazendas de Almeirim e Raposa.
Palácio de Alorna, em Almeirim
Em 2005, o concelho apresentava 22 434 habitantes.
O natural ou habitante de Almeirim denomina-se almeirinense.
História e Monumentos
Almeirim foi fundada em 1411 por D. João I, mas remonta já ao domínio romano (foi descoberto material cerâmico do séc. I). Mais tarde, pensa-se que foi habitado pelos mouros uma vez que foram encontrados concheiros em Benfica do Ribatejo.
No século XIV, o concelho, considerado na altura "Sintra de inverno", era ponto de passagem de reis e senhores que vinham tratar de negócios do reino e aproveitavam para passar momentos de entretenimento: era um lugar de grandes coutadas de caça pela proximidade do Tejo, Santarém e Lisboa.
O Palácio Real, demolido em 1890, foi palco de importantes cortes nomeadamente a de 11 de janeiro de 1580 e esteve associado a problemas de sucessão ao trono, depois da morte de D. Sebastião. Almeirim foi também o cenário escolhido por Gil Vicente para representação de muitas das suas peças como por exemplo a sua comédia o Auto da Fé (1510).
A nível de monumentos salientam-se os seguintes: a Igreja Matriz de Almeirim (séc.XVI), famosa pela imagem de Senhor Jesus dos Passos, no seu interior; o Pórtico de Paço dos Negros (séc. XVI); o Palácio da quinta da Alorna (Solar do séc. XIX); a Quinta de Santa Marta (séc. XVII), que outrora pertenceu à Casa da Atalaia; a Fonte de S. Roque, construída pelos mouros e a Barragem dos Gagos.
Tradições, Lendas e Curiosidades
Das feiras que se realizam no concelho, destacam-se a Feira Anual, no quinto domingo da Quaresma, e a do Mercado, no primeiro domingo de cada mês.
O Feriado Municipal é a 1 de maio.
As touradas têm grande tradição na região, realizando-se pontualmente.
A nível de artesanato podem encontrar-se trabalhos em ferro forjado e madeira, botas e botins, tanoaria, tapeçaria em tear manual, rendas, pinturas em vidro, crivos, latoaria, azulejos, cestaria e colheres de pau.
Economia
A maior parte da população encontra-se empregada no setor terciário relacionado com o comércio, bancos, e seguros, transportes e comunicações, administração pública e serviços.
Segue-se o setor secundário, destacando-se as indústrias de construção e obras públicas, metalurgia, metalomecânica, material elétrico e transportes, calçado, vestuário e têxteis, alimentação e bebidas, madeira e cortiça.
O setor primário está relacionado com a plantação da vinha, com as culturas frutícolas e horto-frutícolas, o tomate e o milho. Na produção pecuária dominam os suínos.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Almeirim na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-06-30 17:18:19]. Disponível em

Livros & Autores

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros