Livros & Autores

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros

Almodôvar

Aspetos Geográficos
O concelho de Almodôvar, do distrito de Beja, localiza-se na região do Alentejo (NUT II), no Baixo Alentejo (NUT III) e ocupa uma área de 777,4 km2 e abrange oito freguesias: Almodôvar, Gomes Aires, Rosário, Santa Clara-a-Nova, Santa Cruz, São Barnabé, Senhora da Graça de Padrões e Aldeia dos Fernandes.
O concelho encontra-se limitado a noroeste e oeste pelo concelho de Ourique, a sul por Loulé e Silves, ambos do distrito de Faro, a este por Mértola e a norte e nordeste por Castro Verde.
Brasão do concelho de Almodôvar
Este concelho apresentava, em 2005, um total de 7746 habitantes.
O natural ou habitante de Almodôvar denomina-se almodovarense.
Possui um tipo de clima mediterrânico, com um período seco de cerca de 80 a 100 dias, durante o verão, em que a temperatura média varia entre os 26 °C e os 29 °C. No inverno, as temperaturas são relativamente moderadas.
A sua morfologia é marcada pelo monte da Cachopa (281 m) e pela serra do Caldeirão (561 m).
Dos recursos hídricos, salientam-se a ribeira de Oeiras, o rio Vascão e o rio Mira.
História e Monumentos
Existem testemunhos, nas terras deste concelho, que comprovam que a sua povoação é muito antiga, como as antas do período megalítico e, por exemplo, as Mesas do Castelinho, cujo povoado terá tido origem no século V ou VI a. C.
Estas terras foram mandadas repovoar por D. Dinis pela outorgação de foral em 1285, após as guerras entre mouros e cristãos.
Em 1512, D. Manuel confirma e amplia o foral de D. Dinis.
A nível do património arquitetónico, destacam-se os vestígios arqueológicos romanos e árabes da 1.ª e 2.ª Idade do Ferro; o Convento de São Francisco, que foi fundado, em 1680, por Frei José Evangelista, e a Igreja Matriz, cujo templo possui três naves, com colunas toscanas, ostentando uma sumptuosa capela-mor, mandado construir por D. João V, em 1747.
É de realçar ainda a Igreja da Misericórdia, que remonta ao tempo de D. Leonor, tendo anexada a Capela do Senhor do Calvário.
Tradições, Lendas e Curiosidades
As manifestações populares e culturais do concelho são numerosas, sendo de destacar a festa de Santa Clara, realizada a 12 de agosto; a festa de aniversário da Casa da Cultura, no último fim de semana de abril, a festa de Santo Amaro, realizada a 15 de janeiro, decorrendo também uma feira muito típica relativa à devoção de Santo Amaro; a 24 de junho, a festa de S. João; a 20 de abril, a feira de abril e a Feira Anual a 5 de outubro.
No artesanato merecem referência as mantas de retalhos, as cadeiras em bunho, os trabalhos em madeira, as rendas e os bordados.
Em Almodôvar, como instalações culturais destacam-se o Museu Severo Portela e a Biblioteca Municipal.
Economia
No concelho predominam as atividades ligadas ao setor primário, seguido dos setores secundário e terciário. No setor secundário, destacam-se as indústrias de exploração de cortiça, de exploração florestal, de carpintaria, a serralharia civil, a construção civil e destilarias de aguardente de medronho. No setor terciário, sobressai o pequeno comércio.
A agricultura tem ainda uma grande importância, facto comprovado pela elevada percentagem de área agrícola concelhia, que ocupa cerca de 68% da área total do concelho, destacando-se os cultivos de cereais para grão, prados temporários e culturas forrageiras, culturas industriais, pousio, olival, prados e pastagens permanentes.
A pecuária regista também algum relevo, nomeadamente na criação de ovinos, aves e suínos.
Cerca de 7705 ha do território correspondem a área coberta de floresta.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Almodôvar na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-06-30 17:43:33]. Disponível em
Artigos
ver+

Livros & Autores

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros