Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

América do Sul

Abrange uma área de 17 814 000 km2, o que corresponde a 12,5% da superfície continental da Terra. Estende-se por 7600 km, desde o extremo norte da Colômbia até à Terra do Fogo (Chile). Encontra-se limitado pelo mar das Caraíbas, a norte; pelo oceano Atlântico, a nordeste; a leste e a sudeste, e pelo oceano Pacífico, a oeste. A separação entre a América do Sul e a América Central corresponde à fronteira entre o Panamá e a Colômbia, no Istmo do Panamá. A população é de 346 504 000 habitantes (2000). Na costa ocidental localiza-se, de norte para sul e paralelamente à costa, a cordilheira dos Andes, numa zona vulcanicamente ativa onde os sismos e vulcões são frequentes; a norte encontram-se a grande planície do Amazonas, o planalto das Guianas e do Mato Grosso.
A América do Sul, por efeito da sua extensão em latitude e da influência exercida pela cordilheira dos Andes, apresenta climas quentes, temperados e frios. Os climas quentes, nas suas variantes equatorial e tropical, abrangem a maior parte do continente. Na bacia do Amazonas, o clima é equatorial, com elevadas temperaturas e precipitações ao longo de todo o ano. O clima tropical corresponde ao litoral do mar das Caraíbas e a parte das Terras Altas do Brasil. No domínio dos climas temperados, o clima subtropical húmido inclui o litoral do Sudeste do Brasil, ao passo que na fachada do Pacífico e a uma latitude semelhante, o clima é temperado mediterrânico. O clima desértico tem no deserto de Atacama, no Chile, o melhor exemplo da aridez extrema, considerado o local mais seco do Mundo. Na secção meridional do continente, o clima torna-se progressivamente mais agreste, com invernos particularmente rigorosos. Por sua vez, as baixas temperaturas e a aridez caracterizam as regiões de alta montanha da cordilheira dos Andes.
O continente possui reservas abundantes de vários minerais. Os depósitos de ferro do Brasil e da Venezuela representam 1/8 da produção mundial. O Chile e o Peru extraem cerca de 1/4 da produção mundial de cobre, enquanto o estanho é encontrado em maiores quantidades na Bolívia e na bacia ocidental do Amazonas brasileiro. Ao longo de todo o continente, é possível encontrar depósitos significativos de nióbio, molibdénio, bauxite, chumbo e zinco. As reservas de petróleo e de gás natural mais importantes situam-se na Venezuela.
Panorâmica de uma casa na Bolívia
Pastor com os seus lamas - Peru
Cordilheira dos Andes - Peru
Mercado - Peru
Floresta Amazónica - Brasil
Aldeia da tribo Yagua - Colômbia
Rio Amazonas - Brasil
Vista de Pueblo Nuevo, Venezuela
Aproximadamente 7% do solo é arável. Nos Andes bolivianos e peruanos e em algumas zonas do Equador e da Colômbia, a agricultura é de subsistência e abrange as culturas do feijão, do milho e da batata. Nas terras baixas tropicais do Brasil, do Paraguai, do Peru, da Colômbia e da Venezuela, existe a produção comercial de bananas, citrinos, vegetais, mandioca, feijão, arroz, açúcar, cacau e café. Devido a uma má utilização dos solos, a maior parte dos países é deficitária em termos alimentares.
O Brasil lidera economicamente a América do Sul, seguido da Argentina, da Venezuela, da Colômbia e do Chile. A industrialização encontra-se bastante desenvolvida no Brasil, na Argentina e no Uruguai, que produzem ferro, aço, petróleo refinado e automóveis. Grande parte dos países sul-americanos tem um mercado livre, embora continue a existir uma taxa de pobreza extremamente elevada e um número muito reduzido de famílias prósperas.
Em 1948, foi criada a Organização dos Estados Americanos (OEA) e, em 1960, o Tratado de Montevideu estabeleceu a Associação Latino-Americana de Comércio Livre (LAFTA), em que a Argentina, o Brasil, o Chile, o México, o Paraguai, o Peru e o Uruguai foram signatários. Em 1982, essa entidade deu lugar à Associação Latino-Americana de Integração.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – América do Sul na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-05-18 13:16:24]. Disponível em
Artigos
ver+

Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais