Natal WOOK
Livros e Autores

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov

A aldeia das almas desaparecidas

Richard Zimler

A Intuição da Ilha

Pilar del Río

anatomia

A anatomia é um extenso campo com muitas subdivisões especializadas, cada uma delas fornecendo informações que podem constituir em si próprias uma ciência. Sendo uma ciência extremamente vasta, é necessário dividi-la em campos mais restritos que podem ser estabelecidos em função dos grandes grupos de seres vivos. Anatomia animal, anatomia vegetal, etc.
A anatomia é mais facilmente estudada utilizando espécimes preservados ou secções do corpo fixadas.
Dentro da anatomia humana, podem considerar-se alguns ramos. A anatomia analítica estuda as grandes estruturas do corpo tais como o coração, os pulmões, os rins, que podem ser facilmente examinados sem recurso a aparelhos de ampliação. O termo anatomia está relacionado com os estudos anatómicos, utilizando o processo de dissecção de órgãos.
O pé humano é formado por 26 ossos e 33 articulações, fortemente unidos entre si por mais de 100 ligamentos
Vista lateral dos ossos da articulação do cotovelo
Vista lateral da espinha dorsal
Cabeça humana com orelha em destaque
A língua humana, na qual se destacam as papilas gustativas que se distribuem pela superfície superior
O pavilhão auricular tem por função captar as ondas sonoras e dirigi-las para o ouvido
A anatomia também permite detetar deficiências, como é o caso desta válvula cardíaca imperfeita
Os pulmões fazem parte da estrutura interna do organismo do ser humano
A articulação do ombro liga a clavícula, a omoplata e o úmero
Aspeto da língua humana
Modelo 3D da articulação do tornozelo
Representação das vértebras da coluna, ou espinha
Representação de uma articulação óssea
Representação da estrutura óssea da pélvis
A articulação da anca liga o fémur aos ossos da bacia, pelve ou pélvis
Vista lateral dos ossos da articulação do joelho
Vista lateral da articulação do joelho
A anatomia regional estuda várias estruturas (músculos, ossos, vasos sanguíneos, nervos, etc.), numa região específica do corpo, tal como o tórax, um braço, etc.
A anatomia sistemática estuda os sistemas de órgãos, sistema por sistema. Por exemplo, quando estuda o sistema cardiovascular, pode examinar o coração e todos os vasos sanguíneos de todo o corpo.
A anatomia microscópica abrange o estudo de estruturas que não podem ser estudadas sem o auxílio do microscópio. As subdivisões da anatomia microscópica são a anatomia celular ou citologia, que estuda as células do corpo, e a histologia, que estuda os tecidos.
A anatomia do desenvolvimento estuda as alterações estruturais de um indivíduo desde a conceção até à idade adulta. A embriologia é uma subdivisão deste ramo da anatomia e diz respeito ao desenvolvimento antes do nascimento.
Há também um elevado número de ramos de anatomia relacionados com o diagnóstico médico e com a investigação científica. Por exemplo, a anatomia patológica estuda a alteração das células, dos tecidos e dos órgãos causada por doenças. A anatomia radiográfica é o estudo anatómico feito utilizando imagens e técnicas obtidas por Raios X.
Como se pode verificar, os mais importantes instrumentos para o estudo da anatomia são a observação, a manipulação e o domínio da terminologia anatómica. Um simples exemplo pode ilustrar como estes pontos são importantes no estudo anatómico. Considere-se o estudo das articulações do corpo. No laboratório podem observar-se as articulações de um animal, estudando as partes que o constituem. Pode-se manipular a articulação para determinar a amplitude do movimento. Então, utilizando terminologia anatómica, podem designar-se as suas partes e descrever as suas relações de maneira a que toda a gente perceba.
A moderna tecnologia tem permitido o desenvolvimento de inúmeros aparelhos que podem estudar o interior do corpo sem o ferir. É o caso da obtenção de imagens com aparelhos muito sofisticados que permitem a tomografia, a ecografia, etc.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – anatomia na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-12-01 14:41:52]. Disponível em
Livros e Autores

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov

A aldeia das almas desaparecidas

Richard Zimler

A Intuição da Ilha

Pilar del Río