Andorra-a-Velha


Aspetos Geográficos
Cidade e capital do principado da Andorra, Andorra-a-Velha está localizada a leste dos Pirenéus, entre a França e a Espanha, numa confluência de montanhas, e é banhada pelo rio Vallira. Situa-se a 1409 metros de altitude. Tem uma população estimada de 22 300 habitantes (2005), embora apenas 33% sejam nativos de Andorra. A restante população é composta por espanhóis, portugueses e franceses.

História e Monumentos O local onde se situa a cidade foi povoado ainda antes da era cristã pela tribo Andosin, no final do Neolítico. O estado em que se insere foi criado e protegido por Carlos Magno, no século VIII, como tampão para o povoamento que os Mouros faziam na Península Ibérica. No século XVI, a cidade foi capital de um estado feudal que manteve a sua independência devido ao seu princípio de "co-soberania". Nos anos 30 do século XX, após conflitos políticos e uma tentativa de golpe de Estado pelo Rei Boris I, surgiu uma democracia informal. Em 1993, a primeira constituição do país formalizou a democracia parlamentar com poderes executivo, legislativo e judicial, todos sediados na cidade. Os principais monumentos da cidade são a igreja de Santo Estêvão, construída no século XI, e a igreja de Santa Coloma, do século IX.

Aspetos Turísticos e Curiosidades
Local turístico de eleição para os fãs do esqui, possui um "resort" de esqui e condições climatéricas para se usufruir desta atividade durante todo o ano. Possui também um edifício notável -a Casa de la Vall - datado do século XVI e que foi sede da casa parlamentar (governo) desde 1707. A cidade central é atravessada por uma rua larga que é praticamente a única da cidade, já que as restantes são estreitas, incluídas no bairro central. A cidade recebe todos os invernos um festival de música.


Economia
A principal indústria da cidade é o turismo, sendo visitada anualmente por cerca de 10 milhões de turistas. Por altura da sua democracia formalizada, Andorra desenvolveu a isenção de impostos, o que originou a construção de bancos e negócios afins na capital com vista a usufruírem desse benefício. Produz também bens de consumo como mobiliário, tabaco e bebidas alcoólicas (brandy e conhaque).
Como referenciar: Andorra-a-Velha in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-12-19 08:22:26]. Disponível na Internet: