Livros & Autores

Baiôa sem data para morrer

Rui Couceiro

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros

Ang Lee

Realizador chinês, Ang Lee nasceu em Pingtung, a 23 de outubro de 1954. Os seus avós foram executados durante a revolução comunista por serem proprietários de terras, obrigando o pai de Lee a refugiar-se em Taiwan. Em 1973, abandonou os pais para ir estudar interpretação. Em 1978, teve direito a uma bolsa de estudo e partiu para os Estados Unidos, para estudar Teatro na Universidade de Illinois. Quatro anos depois, obteve o diploma e partiu para Nova Iorque, para obter uma pós-graduação em Produção Cinematográfica. Aí, colaborou no filme de Spike Lee Joe's Bed-Sty Barbershop (1982) e teve oportunidade de realizar duas curtas-metragens: Dim Lake (1983) e Fine Line (1984), que obtiveram diversos prémios em festivais norte-americanos.
Durante os cinco anos seguintes, Lee tentou obter apoios para filmar uma longa-metragem, mas a falta de patrocínios levou-o a regressar a Taiwan. Em 1990, enviou dois guiões para um concurso público e obteve os dois primeiros lugares. Com a ajuda do Estado, filmou Tui Shou (1992), um drama sobre o choque de culturas que se estabelece quando um homem de meia-idade vai viver com o seu filho num bairro suburbano de Nova Iorque. Seguiu-se Hai Yen (1993), uma comédia centrada na figura de um homossexual que tenta esconder dos pais a sua verdadeira sexualidade, arranjando um casamento de conveniência com uma imigrante chinesa.
No ano seguinte, dirigiu Eat Drink Man Woman (Comer Beber Homem Mulher, 1994), a história de um chefe de cozinha da Ilha Formosa que sente que perdeu os seus dotes culinários e decide tentar uma reconciliação com as suas três filhas de quem se havia separado. O filme teve um grande sucesso comercial, mesmo nos Estados Unidos, muito devido à nomeação para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro que obteve.
Poster de "Crouching Tigger, Hidden Dragon" (O Tigre e o Dragão), filme vencedor do Óscar para Melhor Filme Estrangeiro em 2000, realizado por Ang Lee
Poster de "Hulk", filme realizado por Ang Lee, em 2003 - uma adaptação ao cinema de um super-herói da Banda Desenhada
Choveram os convites para Lee filmar em Hollywood, tendo o realizador optado por adaptar para cinema Sense and Sensibility (Sensibilidade e Bom Senso, 1995), a partir do romance homónimo de Jane Austen. O filme, protagonizado por Emma Thompson, Kate Winslet e Hugh Grant, lançou um olhar satírico sobre os costumes sociais da Inglaterra vitoriana e recebeu sete nomeações para Óscar, tendo vencido na categoria de Melhor Argumento Adaptado.
O seu título seguinte foi The Ice Storm (A Tempestade de Gelo, 1997), uma crónica sobre a sociedade americana e o despertar da sexualidade nos anos 70. Interpretado por Kevin Kline, Tobey Maguire, Joan Allen, Christina Ricci e Sigourney Weaver, o filme obteve críticas favoráveis mas uma medíocre carreira comercial. Ride With the Devil (Cavalgar Com o Diabo, 1999), desenrolado durante o período da Guerra Civil americana, demonstrou uma preocupação com o rigor histórico, mas foi um tremendo fiasco de bilheteira, muito devido à pouca qualidade do argumento. Apesar disso, Lee conseguiu ganhar a confiança dos produtores e partiu para Taiwan para pôr em prática um velho projeto de infância: Wo Hu Cang Long (O Tigre e o Dragão, 2000), uma simbiose entre o drama romântico e o filme de artes marciais, protagonizado por Chow Yun-Fat e Michelle Yeoh, tendo arrecado dez nomeações para Óscar, entre as quais Melhor Filme e Melhor Realizador.
Em 2003, realizou inesperadamente um dos maiores blockbusters de verão: Hulk, adaptado da famosa banda desenhada da Marvel, com Eric Bana, Jennifer Connelly e Nick Nolte; e em 2005 surpreendeu o grande público com o western Brokeback Mountain (O Segredo de Brokeback Mountain), um romance homossexual entre dois cowboys, protagonizado por Heath Ledger e Jake Gyllenhaal. Este filme acabaria por ser distinguido com quatro dos sete Globos de Ouro a que se tinha candidatado - Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Canção Original e Melhor Argumento -, e três dos oito Óscares para que tinha sido nomeado - Melhor Realizador (o próprio Ang Lee), Melhor Argumento Adaptado e Melhor Banda Sonora Original.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Ang Lee na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-08-16 12:29:35]. Disponível em
Artigos
ver+

Livros & Autores

Baiôa sem data para morrer

Rui Couceiro

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros