Livros & Autores

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Argélia

Geografia
País do Norte de África. Situado no Magrebe, na costa mediterrânica do Norte de África, abrange uma superfície de 2 381 740 km2, sendo o segundo maior país do continente africano, a seguir ao Sudão. O país é banhado pelo mar Mediterrâneo, a norte, e faz fronteira, a leste, com a Tunísia e a Líbia; a sudeste, com o Níger; a sudoeste, com o Mali e a Mauritânia; e, a noroeste, com Marrocos. As principais cidades são Argel, a capital, com 1 790 700 habitantes (2004), Orão (772 900 hab.) (2004), Constantina (544 700 hab.) (2004), Annaba (253 500 hab.) (2004) e Bâtna (258 800 hab.) (2004). Mais de 85% da zona sul do país é ocupada pelo deserto do Sara e é completamente inabitada.
Clima
Ponte em Constantina, Argélia
Mesquita (Argélia)
Cidade de Argel
Bandeira da Argélia
Vista de Argel
A faixa costeira apresenta um clima temperado mediterrânico e a parte restante do território possui um clima desértico quente, progressivamente mais agreste à medida que se progride para sul.
Economia
A economia da Argélia assenta, principalmente, na exploração do petróleo e do gás natural, produtos que dominam as exportações. As restantes riquezas do país correspondem à indústria extrativa do minério de ferro, do fosfato mineral e do mercúrio.
O solo arável abrange apenas 3% do território argelino e somente uma pequena parte do solo arável é irrigável. As culturas dominantes são o trigo, a cevada, a batata, o tomate, a uva, a cebola, a tâmara, a laranja e a azeitona. Os principais parceiros comerciais da Argélia são a França, a Itália, a Espanha, os Estados Unidos da América e a Alemanha.
Indicador ambiental: o valor das emissões de dióxido de carbono, per capita (toneladas métricas,1999), é de 3,0.
População
A população da Argélia é de 32 930 091 habitantes (est. 2006), o que corresponde a uma densidade de 13,66 hab./km2. Estima-se que em 2025 a população seja cerca de 44 milhões de habitantes. A taxa de natalidade é de 17,14%o e a taxa de mortalidade é de 4,61%o. A esperança média de vida atinge 73,26 anos. O valor do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,704 e o valor do Índice de Desenvolvimento ajustado ao Género (IDG) é de 0,687 (2001). Em termos de composição étnica, dominam os Árabes (80%) e os Berberes (20%). A religião maioritariamente praticada é a muçulmana sunita. A língua oficial é o árabe.
História
Em 1962, depois de a Argélia se tornar independente da França, após uma guerra de oito anos, a Frente de Libertação Nacional (FLN) tomou o poder e instituiu um sistema socialista, sob a liderança de Ahmed Ben Bella. No entanto, a corrupção e a má administração geraram instabilidade política. A FLN viu-se obrigada a convocar eleições multipartidárias. Surgiu então como força política importante a Frente Islâmica de Salvação (FIS), um partido de inspiração fundamentalista. Em 1991, um grupo militar apossou-se do poder. A Argélia tornou-se num regime político-militar cujo primeiro-ministro governou com uma câmara legislativa provisória. A partir daí, a FIS lançou uma campanha de violência terrorista.
A 15 de abril de 1999 M. Abdelaziz Bouteflika foi eleito Presidente da República Democrática e Popular da Argélia.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Argélia na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-06-29 09:54:24]. Disponível em
Artigos
ver+

Livros & Autores

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais