Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Arménia

Geografia
País do sudoeste da Ásia. Situado na Transcaucásia, com um território bastante montanhoso, abrange uma área de 29 800 km2. Faz fronteira com a Geórgia, a norte; o Azerbaijão, a leste; o Irão e o Azerbaijão (enclave de Nakhitchevan), a sul; e a Turquia, a oeste. As cidades mais importantes são Erevan (1 066 800 hab.) (2004), a capital; Goumri (137 200 hab.) (2004) e Kirovakan (91 700 hab.) (2004).
Clima
Palácios Cor-de-Rosa em Erevan, a capital
Bandeira da Arménia
Capela Lake Sevan, Arménia
O clima é seco e continental, com verões bastante quentes e invernos rigorosos. Nas regiões de maior altitude, o clima é muito frio.
Economia
Possui algumas quantidades de ouro, de cobre e de molibdénio, mas não são significativas para a economia nacional. A indústria, que constitui a base económica do país, produz soda cáustica, plástico, papel, aço, tecidos de algodão, seda, lã, pneus, veículos automóveis, material de construção e produtos de couro. Os principais parceiros económicos da Arménia são a Rússia, o Turquemenistão, o Irão e a Bélgica.
Indicador ambiental: o valor das emissões de dióxido de carbono, per capita (toneladas métricas,1999), é de 0,8.
População
A Arménia possui uma população de 2 976 372 habitantes (est. 2006), o que corresponde a uma densidade populacional de 100,1 hab./km2. A taxa de natalidade é de 12,07%o e a taxa de mortalidade é de 8,23%o. A esperança média de vida atinge 71,84 anos. O valor do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,729 e o valor do Índice de Desenvolvimento ajustado ao Género (IDG) é de 0,727 (2001). Estima-se que em 2025 a população seja de 3 485 000 habitantes. Os arménios, com 93% da população total, são a etnia dominante. Em termos religiosos, predominam os apostólicos arménios. A língua oficial é o arménio.
História
A Arménia fez parte do Império Bizantino até ao século XI, altura em que a Turquia tomou o território. No século XIII, passou para o domínio dos Mongóis. A partir do século XVI, foi a vez de o Império Otomano controlar o território. O avanço da Rússia para o Cáucaso, no início do século XIX, provocou uma luta pela independência. Em 1915, durante a Primeira Guerra Mundial, os Turcos massacraram e deportaram, para a Síria e para a Mesopotâmia, cerca de 1 750 000 arménios. O país foi conquistado pela Rússia, em 1916, e, juntamente com a Geórgia e com o Azerbaijão, foi formada a Aliança Transcaucásica, dissolvida pouco tempo depois. Em 1922, o território foi incorporado na União Soviética. Mais tarde, em 1936, a Constituição soviética deu à Arménia o estatuto de república da URSS.
No final da década de 1980, a Arménia experimentou a agitação étnica com a disputa política do estatuto de Nagorno-Karabakh, uma região montanhosa governada pelo vizinho Azerbaijão, embora a maioria da população fosse arménia. Em dezembro de 1988, o noroeste da Arménia estava devastado, depois de um ataque da força adversária, o qual levou à morte de 25 000 pessoas.
Depois do colapso soviético em agosto de 1990, a Arménia declarou a independência. Em 1991, o país aderiu à Comunidade de Estados Independentes (CEI) e, em 1992 foi admitido na Organização das Nações Unidas (ONU). No entanto, após a independência, tem combatido o Azerbaijão no enclave de Nagorno-Karabakh, o que se tem refletido num enorme enfraquecimento da economia nacional. Para agravar ainda mais a situação, em 1992, o país sofreu um embargo comercial e energético, imposto pelo Azerbaijão. Em 1994 a Arménia apoderou-se não só de Nagorno-Karabakh mas também de uma parte significativa do Azerbaijão, tendo como consequência o enfraquecimento da economia em ambas as partes.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Arménia na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-05-17 18:31:20]. Disponível em
Artigos
ver+

Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais