Livros & Autores

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros

Atenas

Aspetos Geográficos
Atenas está localizada na parte continental do território grego, na planície da Ática, junto ao golfo Sardónico. É percorrida por dois rios, o Cefísio e o Iliso, e é rodeada por montanhas, entre as quais se destaca o monte Parnaso. É influenciada por um clima temperado mediterrânico, registando temperaturas médias que variam entre 6º e 13ºC em fevereiro e entre 23º e 33ºC em julho. A cidade concentra uma população total de cerca de 762 100 habitantes e a área metropolitana reúne mais de 3 milhões [3 271 100 (2004)].
O natural ou habitante de Atenas denomina-se ateniense.
Parthenon - Atenas
Palácio Zapico - Atenas
Relógio Andromico Cirretes, Fonte dos Ventos - Atenas
Vista geral da cidade de Atenas
Phevos e Athena, irmãos, são as mascotes dos Jogos Olímpicos de Atenas de 2004
Acrópole de Atenas
Academia de Atenas
Zona antiga da cidade - Plaka, Atenas
Estádio Panateniense - Atenas
História e Monumentos
Atenas, considerada berço do pensamento político e filosófico, foi, no ano 480 a. C., saqueada e quase totalmente destruída pelos Persas. Temístodes, que derrotou os invasores, mandou reconstruir a cidade, que passou a ser muralhada. Em 450 a. C. Péricles converteu-a numa grande cidade e mandou construir vários monumentos, como o Pártenon e o templo de Nike. Era um importante centro cultural e intelectual e nos seus tribunais eram julgados os casos relativos a toda a região do mar Egeu. O seu sistema democrático converteu-se num modelo de cultura helénica, mas onde mulheres, estrangeiros e escravos não tinham quaisquer direitos. A cidade foi posteriormente derrotada por Esparta e apesar da condenação à morte de Sócrates, a filosofia floresceu com Aristóteles e outros filósofos seus contemporâneos, que fundaram diferentes instituições de ensino da Retórica. Em 338 a. C. foi dominada pela Macedónia e em 146 a. C. pelos Romanos, sendo saqueada pelo general Sula, no ano 86 a. C.. Durante o período bizantino, os seus templos transformaram-se em igrejas cristãs e o seu poder desapareceu. Depois de ser ducado feudal francês foi incluída no Império Otomano em 1458, o qual converteu o Pártenon em mesquita muçulmana. No final da Guerra da Independência, em 1833, a cidade libertou-se do domínio turco e Otão, o seu novo rei, transformou-a na capital da Grécia unificada.
A maior parte dos monumentos localiza-se na Acrópole e foi construída na Idade do Ouro do século V a. C.. Estas construções incluem o Pártenon, os Propileus, o Templo de Atena Nike, o Erectéion, o Teatro de Dionísio e os Templos de Teseu e do Olimpo.
Aspetos Turísticos e Curiosidades
A Acrópole é considerada o símbolo emblemático da capital grega e aí se adivinham as ruínas dos seus monumentos mais importantes. A parte moderna da cidade centra-se na Praça da Constituição, onde estão situados o Parlamento e diversos museus. Podemos destacar como mais importantes o Museu Bizantino, o Museu da Acrópole e o Museu Arqueológico Nacional. Como curiosidade é de mencionar a lenda da deusa Atena. Diz-se que nasceu da cabeça de Zeus quando o deus serralheiro, Hefesto, deu um golpe na cabeça do soberano com o fim de lhe tirar uma enxaqueca.
Atenas foi a primeira cidade a ser designada Capital Europeia da Cultura, em 1985.
Economia
A sua indústria concentra-se nos arredores e reúne os ramos têxtil, químico, do papel, de detergentes, do couro, da cerâmica, de bebidas alcoólicas e ainda das artes gráficas e do turismo. A banca também contribui grandemente para a economia da cidade. É também nela que se centram todas as redes de transporte, possuindo assim uma boa acessibilidade. Possui várias universidades e escolas superiores de arte e de agronomia.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Atenas na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-06-30 20:52:56]. Disponível em
Artigos
ver+

Livros & Autores

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros