Livros e Autores

Weyward

Emilia Hart

O perigo de estar no meu perfeito juízo

Rosa Montero

Os segredos de Juvenal Papisco

Bruno Paixão

Bom português

gratuito ou gratuíto?

ver mais

isenção ou insenção?

ver mais

precariedade ou precaridade?

ver mais

moinho ou moínho?

ver mais

verosímil ou verosímel?

ver mais

convalescença ou convalescência?

ver mais

incerto ou inserto?

ver mais

bolos-reis ou bolos-rei?

ver mais

audição

O som produz-se quando um objeto vibra. Pequenos movimentos do objeto vibrando rearranjam as moléculas do ar circundante, formando zonas de compressão, quando as moléculas são densamente compactadas, e zonas de rarefação, quando as moléculas se afastam. Estas duas zonas formam, em relação ao objeto, ondas alternantes. Os sons são captados pelo ouvido, que é um órgão complexo, situado no osso temporal. Esse órgão compõe-se de três partes: ouvido externo, ouvido médio e ouvido interno.
O ouvido externo é formado pelo pavilhão auditivo, ou orelha, e o canal do ouvido externo, que penetra no interior do crânio até alcançar uma cavidade situada na porção rochosa do osso temporal, chamada caixa do tímpano ou ouvido médio. A orelha é uma lâmina cutânea de superfície enrugada, tendo no seu interior tecido cartilagíneo que lhe confere rigidez e elasticidade. O canal auditivo externo não se abre diretamente no ouvido médio, estando dele separado por uma membrana, denominada tímpano, que fecha a sua extremidade externa. Na parede do canal auditivo há glândulas que segregam cerúmen, substância amarela e pastosa, encarregada de aprisionar as partículas que penetram no ouvido.
O ouvido médio é um espaço oco que comunica por duas aberturas com o ouvido interno, as janelas oval e redonda, que estão fechadas por membranas semelhantes às do tímpano. O ouvido médio comunica com a faringe por um canal chamado trompa de Eustáquio. No interior da caixa do tímpano encontram-se três ossos articulados entre si. Devido à sua forma, estes ossos recebem o nome de martelo, bigorna e estribo. O martelo une-se à membrana do tímpano e transmite-lhe vibrações sonoras do exterior. Daqui passam à bigorna e deste ao estribo, que se adapta à janela oval, deslocando-a.
A visão e a audição são dois dos sentidos mais afetados pelo envelhecimento
Audição com recurso a um gravador portátil com auscultadores
Cabeça humana com orelha em destaque
O pavilhão auricular tem por função captar as ondas sonoras e dirigi-las para o ouvido
O ouvido interno, também chamado labirinto, é constituído por duas porções concêntricas, uma óssea, outra membranosa, introduzidas uma na outra. Entre as duas estruturas encontra-se um líquido denominado perilinfa. O labirinto ósseo consta de três partes: uma central, mais próxima do ouvido médio, chamada vestíbulo, e duas laterais, em forma de tubo. A mais interna tem um trajeto espiral, com voltas sucessivas decrescentes, pelo que se chama caracol. A posterior é formada por três tubos ósseos separados, com trajeto arqueado, que se denominam canais semicirculares.
O labirinto membranoso é formado por um conjunto de tubos e sacos e preenchido por um líquido denominado endolinfa. Entre os dois labirintos encontra-se a perilinfa. No caracol há a salientar as rampas coclear, ou labirinto membranoso, e as perilinfáticas, que estão situadas entre a parede membranosa e a parede óssea. A superior envolve o ventrículo, pelo que se chama ventricular, e a inferior termina junto da janela redonda da caixa do tímpano e denomina-se tímpânica. As duas rampas comunicam entre si pelo helicotremo. Entre a coclear e a tímpânica encontra-se a lâmina espiral. Esta tem duas porções triangulares: uma membranosa, a membrana basilar, constituída por cerca de 13 000 a 24 000 fibras elásticas em posição parecida com as cordas de uma harpa e que vão desde o caracol até ao cúspide; a outra, de natureza óssea, também triangular, dispõe-se de forma inversa à primeira. Sobre a membrana basilar está o órgão de Corti, onde se origina o impulso nervoso responsável pela audição.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – audição na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-06-05 14:04:44]. Disponível em
Livros e Autores

Weyward

Emilia Hart

O perigo de estar no meu perfeito juízo

Rosa Montero

Os segredos de Juvenal Papisco

Bruno Paixão

Bom português

gratuito ou gratuíto?

ver mais

isenção ou insenção?

ver mais

precariedade ou precaridade?

ver mais

moinho ou moínho?

ver mais

verosímil ou verosímel?

ver mais

convalescença ou convalescência?

ver mais

incerto ou inserto?

ver mais

bolos-reis ou bolos-rei?

ver mais