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autonomia
Capacidade que um indivíduo tem para determinar as suas próprias regras de conduta. Estas são resultantes da interiorização de valores e condutas sociais.
Para Jean Piaget, os comportamentos numa criança face ao outro e à sociedade evoluem de uma moral imposta exteriormente para uma moral autónoma e já com raciocínio do que é bom e do que é mau, certo e errado, das condutas e avaliações morais.
Esta moral exige a integração da reciprocidade entre os indivíduos, da noção de inter-relação e de interdependência.
Numa perspetiva analítica, a autonomia é uma conquista que tem correlação com a construção da própria identidade durante os anos da adolescência. Surge do segundo processo de separação-individualização, e resulta dos rearranjos do ideal do ego e das identificações, assim como de uma mudança na economia das pulsões.
Para Jean Piaget, os comportamentos numa criança face ao outro e à sociedade evoluem de uma moral imposta exteriormente para uma moral autónoma e já com raciocínio do que é bom e do que é mau, certo e errado, das condutas e avaliações morais.
Esta moral exige a integração da reciprocidade entre os indivíduos, da noção de inter-relação e de interdependência.
Numa perspetiva analítica, a autonomia é uma conquista que tem correlação com a construção da própria identidade durante os anos da adolescência. Surge do segundo processo de separação-individualização, e resulta dos rearranjos do ideal do ego e das identificações, assim como de uma mudança na economia das pulsões.
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Como referenciar
Porto Editora – autonomia na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-02-02 11:56:34]. Disponível em
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