Livros e Autores

O perigo de estar no meu perfeito juízo

Rosa Montero

Os segredos de Juvenal Papisco

Bruno Paixão

O Retiro

Sarah Pearse

Bartolomeo Ammannati

Arquiteto e escultor maneirista italiano, Bartolomeo Ammannati nasceu em 1511, em Settignano, e morreu em 1592, em Florença. Foi aprendiz de Bandinelli e de Sansovino, notabilizando-se tanto pela sua obra escultórica como arquitetónica. Iniciou a sua carreira em Pádua e noutras cidades italianas, mas a sua obra principal encontra-se em Florença, para onde foi chamado pelo Grão-Duque da Toscânia para ampliar o palácio Pitti (1558-70). Ammannati acabou por reconverter inteiramente o edifício, criando uma obra prima da arquitetura maneirista e um modelo para edifícios semelhantes.
Ainda nesta cidade, são de referir a Ponte Santa Trindade (1567-70) sobre o rio Arno, considerada a sua melhor criação no campo da arquitetura, ou a escadaria da Biblioteca Laurenciana (1560), que desenvolveu segundo esboços de Michelangelo.
Da sua obra escultórica, destacam-se a fonte na Piazza della Signoria em Florença, representando um Neptuno em mármore e ninfas de bronze, as esculturas dos jardins das villas Pratolino e Castello, em Roma, ou a escultura de Leda com o Cisne, atualmente no Museu Nacional Bargello em Florença.
Estátua de Neptuno na Fonte de Neptuno de Bartolomeo Ammannati, na Praça della Signoria em Florença
Ammanati foi casado com a poetisa Laura Battiferri.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Bartolomeo Ammannati na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-03-21 09:07:10]. Disponível em
Livros e Autores

O perigo de estar no meu perfeito juízo

Rosa Montero

Os segredos de Juvenal Papisco

Bruno Paixão

O Retiro

Sarah Pearse