Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros

Berlim

Aspetos Geográficos
A capital da Alemanha unificada fica situada na grande planície central do Norte da Europa, no Nordeste deste país, entre os rios Óder e Elba, numa zona de lagos de origem glaciar e de florestas, sendo percorrida pelo rio Spree. A cidade possui uma população de cerca de 3 396 300 habitantes (2004) e uma superfície total de 889 km2.
O natural ou habitante de Berlim denomina-se berlinense ou berlinês.
Muro de separação Leste/Oeste
Portas de Brandenburgo
História e Monumentos
O núcleo primitivo situado nas margens do Spree formava, com as áreas envolventes, o antigo centro da vida oficial, comercial e intelectual de Berlim. A cidade evoluiu a partir de uma colónia mercantil e de pescadores para sede da corte prussiana em poucos séculos, beneficiando da ascensão da Prússia (esta tornou-se uma grande potência, após a culminação do Império Alemão em 1871), centro político, científico e cultural da Alemanha. Situada num importante nó de comunicações e servida por um vasto sistema de canais, era uma das principais capitais da Europa. A Segunda Guerra Mundial teve consequências avassaladoras para Berlim, com o seu centro a ser praticamente todo destruído, bem como as áreas industriais. No final do conflito a cidade foi dividida pelas potências vencedoras em dois setores e a construção do Muro de Berlim foi a resposta dada pela liderança comunista à fuga de um grande número de cidadãos da RDA (República Democrática Alemã) e da parte oriental de Berlim. O muro foi derrubado em 1989, com a derrocada do regime comunista e em 3 de outubro de 1990 a unificação da Alemanha foi restaurada.
A Porta de Brandenburgo fica localizada no conhecido boulevard de Berlim, que se estende para este até à Ilha Museu, no rio Spree. Nesta avenida também se encontram a Ópera Estatal, a Biblioteca Estatal, a Catedral de Santa Eduvigis, a Igreja de San Nicolás, dos séculos XV e XVI, a Catedral Francesa da área da praça da Academia, o centro do bairro francês do século XVII e a Universidade de Humboldt. Na Wilhelmstrasse localizava-se a chancelaria do Reich de Adolf Hitler. A torre em ruínas da Igreja Comemorativa do Imperador Guilherme apresenta-se como um Monumento Comemorativo da Inutilidade da Guerra.
Aspetos Turísticos e Curiosidades
Berlim é um dos centros mais importantes de congressos e feiras. Eventos como a Exposição Internacional de Rádio e Televisão, a maior feira agrícola da Alemanha - a "Semana Verde" - ou a Bolsa Internacional de Turismo tornam a cidade num ponto de encontro de mais de 4,2 milhões de visitantes anuais. Possui a imprensa mais diversificada da Europa, contando com dez jornais diários, entre outros periódicos, e é o segundo maior centro editorial alemão. Aqui podem ser ouvidas as programações de vinte e cinco emissoras de rádio regionais. A Friedrichstrasse corresponde a uma atraente área de compras localizada no centro da cidade. O parque Tiergarten (jardim zoológico), livre de trânsito, está marcado pela presença das embaixadas, das centrais de partidos políticos, das representações dos governos estaduais, etc. É no troço final do famoso boulevard de Berlim que se encontram os hotéis, os restaurantes, e os cinemas e as lojas de moda. O prédio do Reichstag foi reformado como sede do Parlamento Federal alemão - Bundestag - e possui uma cúpula que está aberta a visitas, constituindo um novo símbolo da cidade de Berlim. Desde setembro de 1999 que a Alemanha passou a ser governada a partir deste edifício. Foi aqui e em Paris simultaneamente que nasceu o cinema mudo. O estúdio U.F.A., onde Marlene Dietrich começou a sua carreira artística, está ligado a essa tradição cinematográfica. A Berlinale constitui, ao lado dos festivais de Cannes e de Veneza, um dos mais importantes festivais de cinema internacionais. A cidade concentra ainda três óperas, cento e cinquenta teatros e diversos teatros de revista.
Perto de Tiergarten (jardim zoológico) ficam o Museu de Artes Aplicadas, o Museu de Instrumentos Musicais, a Biblioteca Nacional e a Nova Galeria Nacional, que reúne uma impressionante coleção de arte do século XX e onde se situa a sala de concertos que acolhe a Orquestra Filarmónica de Berlim. A Ilha Museu situa-se em Berlim Oriental e acolhe o Museu Pergamon, que expõe coleções de arte greco-romana, asiática, bizantina e egípcia, e a Galeria Nacional, onde se reúnem pinturas do século XX.
Berlim foi designada Capital Europeia da Cultura para o ano de 1988.
Economia
Em virtude de abrigarem a sede do Parlamento do Conselho e do Governo federais, de o Spree constituir o seu portão para o Leste Europeu e de serem dotadas de uma excelente infraestrutura, a cidade de Berlim e toda a sua região constituem um grande polo político e económico. Berlim possui várias universidades onde lecionaram personalidades famosas, como Albert Einstein, Hegel e Schelling, entre outros; escolas superiores de belas-artes; várias escolas superiores especializadas; cerca de 250 instituições extra-universitárias de pesquisa e um sem-número de empresas tecnológicas que no seu conjunto formam um enorme potencial económico e tecnológico. A cidade corresponde a um importante centro industrial com as mais variadas indústrias do tipo ligeiras e pesadas, que se concentram principalmente na parte oriental.
Berlim tem um sistema integrado de transportes muito eficaz, com um metro subterrâneo, linhas de caminho de ferro elevadas, autocarros e elétricos. Possui um aeroporto a sul - o aeroporto de Schonefeld.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Berlim na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-05-20 08:13:46]. Disponível em

Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros