Livros & Autores

Baiôa sem data para morrer

Rui Couceiro

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Bielorrússia

Geografia
País do leste da Europa. Situado na Planície do Norte da Europa, abrange uma área de 207 600 km2. A Bielorrússia encontra-se limitada pela Letónia, a norte, pela Rússia, a leste, pela Ucrânia, a sul, pela Polónia, a oeste, e pela Lituânia, a noroeste. As principais cidades são Minsk, a capital, com 1 695 000 habitantes (1995), Brest, Homel (514 000 hab.), Orsha e Mahilyow (366 000 hab.).
Clima
Bandeira da Bielorrússia
Vista de Minsk, capital da Bielorrússia
O clima é continental, com invernos frios e verões amenos e chuvosos.
Economia
A maior parte do território do país encontra-se ocupado por florestas. Em termos agrícolas, as culturas dominantes são a batata, a beterraba, o linho, os legumes, o trigo e as frutas. A Bielorrússia é pobre em recursos minerais, embora tenha depósitos consideráveis de potássio. Existem algumas reservas de petróleo e de gás natural. A indústria engloba a produção de fertilizantes químicos, materiais de construção, plásticos, papel, tecidos, recetores de televisão e de rádio, computadores, relógios, bicicletas e tratores. Os principais destinos das são a Rússia, a Ucrânia, a Polónia e a Alemanha, e são constituídas, sobretudo, por camiões, fibras sintéticas, frigoríficos, pneus e fertilizantes.
População
A população da Bielorrússia é de 10 293 011 habitantes (2006), o que corresponde a uma densidade de 49,62 hab./km2. As taxas de natalidade e de mortalidade são, respetivamente, de 11,16%o e 14,02%o, o que implica uma tendência para a diminuição da população, que, em 2025, se estima que atinja 10 135 000 habitantes. A esperança média de vida é de 69,08 anos. Os bielorrussos representam 78% da população, seguindo-se-lhes os russos (14%) e os ucranianos (3%). A religião com maior expressão é o cristianismo ortodoxo. A língua oficial é o bielorrusso embora o russo também seja falado.
História
No século XIII, o que hoje corresponde à Bielorrússia foi incorporado na Lituânia e, em 1569, foi unido à Polónia. No século XVIII, com as três partições da Polónia, a Rússia conquistou todo o território a que deu o nome de Bielorrússia. Até ao século XIX a região não se desenvolveu economicamente. Entre 1918 e 1921, o país foi disputado entre a Alemanha, o Governo Bolchevique russo e a Polónia. Algumas regiões ocidentais acabaram por ser cedidas à Polónia pelos Bolcheviques. Entretanto, em 1919, a Rússia proclamou a República Socialista Soviética da Bielorrússia que, em 1922, passou a integrar a União Soviética. Nas décadas de 1930 e de 1940, o país assistiu a uma forte industrialização. No final da Segunda Guerra Mundial o país atravessou uma situação de extrema pobreza, para além dos mortos causados pela guerra. Nessa altura, o Governo soviético reconquistou as zonas ocidentais que se encontravam sob a administração polaca desde 1921. Imediatamente a seguir, o território assistiu a uma reconstrução maciça. A partir da década de 1980, a autoridade central da União Soviética começou a enfraquecer e, em julho de 1990, a Bielorrússia declarou a sua soberania e, consequentemente, a independência, em agosto de 1991. Com o desmembramento da União Soviética em dezembro do mesmo ano, o país conquistou a independência total. Ainda em 1991, passou a integrar a Comunidade de Estados Independentes (CEI).
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Bielorrússia na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-08-20 03:55:19]. Disponível em
Artigos
ver+

Livros & Autores

Baiôa sem data para morrer

Rui Couceiro

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais