Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Bob Morane

Personagem da literatura popular, da banda desenhada (BD) e da televisão, Bob Morane foi criado por Henri Vernes, aliás Charles Henri Dewisme, tendo surgido na Bélgica a 16 de dezembro de 1953.
A primeira aventura, La Vallée Infernale, vagamente inspirada num artigo da revista National Geographic, passa-se num vale desconhecido localizado em plena ilha da Nova Guiné, onde os seus habitantes nunca tinham visto um homem branco. O protagonista é um antigo piloto da RAF (Royal Air Force), engenheiro diplomado, que vai tentar resgatar os pilotos estado-unidenses de um avião que se despenhou na selva impenetrável desta ilha da Oceânia.
Usualmente, Bob Morane faz-se acompanhar pelo escocês Bill Ballantine e por Sophia Paramount, tendo como principais opositores Ombre Jaune (Sombra Amarela), Miss Ylang-Ylang ou Tânia Orloff.
Para além das aventuras passadas na época contemporânea, Henri Vernes idealizou muitas histórias exóticas e fantasistas no futuro e no passado, já que Bob Morane e Bill Ballantine são elementos da "Patrulha do Tempo".
Os romances de bolso de Bob Morane surgiram numa coleção que rapidamente se popularizou, a "Marabout-Junior". O êxito da nova série levou Henri Vernes a escrever dezenas de aventuras a um ritmo estonteante, à razão de um novo livro cada dois meses. Dos oito mil exemplares de tiragem do primeiro livro, em poucos anos cada novidade passou a surgir com uma tiragem inicial de cem mil exemplares.
A Coleção "Marabout-Junior" terminou em 1977, com o encerramento das Éditions Marabout, mas no início dos anos 80 do século XX, outras editoras (La Librairie des Champs-Elysées e Fleuve Noir) reeditaram os seus títulos e apresentaram episódios inéditos, até que a Claude Lefrancq passou a deter os direitos sobre os seus cerca de duzentos romances.
A 21 de maio de 1959 começou a adaptação de Bob Morane em BD, inicialmente pelo desenhador Dino Attanasio, publicando-se as histórias na revista Femmes d'Aujourd'hui. Dino Attanasio foi o responsável pelas primeiras 5 histórias em BD, sucedendo-lhe Gérald Forton, que assegurou o desenho de 14 episódios. Em 1967 Forton interrompeu bruscamente o seu trabalho em Les Loups sont sur la piste, ao abandonar a Bélgica de modo súbito. Na redação da Femmes d'Aujourd'hui foi sugerido o nome de William Vance para terminar a históra que ficara incompleta. Vance, curiosamente, tinha sido assistente de Attanasio na realização de uma história de Morane, Collier de Civa, fazendo esboços das personagens e os cenários, pelo que se adaptou sem problema ao seu novo trabalho. Depois, desenhou um total de 18 episódios, até 1979, sucedendo-lhe Francisco Coria. Este último tem sido o mais produtivo desenhador da série, com 40 álbuns editados e, curiosamente, é cunhado de Vance, tendo sido seu assistente em diversos episódios de Bob Morane. Algumas das histórias do período de Vance publicaram-se nas revistas Pilote e Tintin, com álbuns editados em parceria pela Dargaud e pela Lombard. No caso de Coria, as suas histórias foram publicadas nas revistas Tintin e Hello BéDé, com álbuns editados pela Lombard.
Desde 1995 a Dargaud e a Lombard têm vindo a reeditar todas as histórias desenhadas por Vance e por Coria em BD, em cerca de 20 volumes integrais, de três episódios cada. Os álbuns de BD desenhados pelos outros autores (Attanasio e Forton) encontram-se editados pela Marabout, pela Deligne e pela Lefrancq.
Bob Morane foi também adaptado ao pequeno ecrã em 1963, numa série de 26 episódios em que Claude Titre interpretou Bob Morane e Bill Kearn foi Bill Ballantine, havendo também uma séries de desenhos animados de 1996.
Em Portugal a série nunca obteve grande expressão, surgindo a BD na Flama (nos anos 60), na Flecha 2000, com 3 histórias de Forton, entre 1978 e 1979, e na revista Tintin, com 5 histórias desenhadas por Vance e 3 por Coria, entre 1976 e 1982. Há ainda 2 álbuns editados pela íbis em 1970, do ciclo desenhado por Gerald Forton.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Bob Morane na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-05-25 01:02:15]. Disponível em

Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais