Livros & Autores

Baiôa sem data para morrer

Rui Couceiro

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Brad Pitt

Ator norte-americano, William Bradley Pitt nasceu a 18 de dezembro de 1963 em Shawnee, Oklahoma, EUA, filho dum empresário de camionagem. Estudou Jornalismo na Universidade do Missouri e foi aqui que se apaixonou pelo teatro. Abandonou o curso e partiu para a Califórnia para estudar Interpretação Dramática. Os primeiros tempos foram difíceis, obrigando-o a trabalhar como empregado de mesa em bares e restaurantes. Alcançou algumas prestações em séries televisivas, entre as quais Dallas (1978-1991), onde participou em alguns episódios. Cinematograficamente, as suas primeiras prestações foram dececionantes, limitando-se a aparições como figurante em filmes que passariam despercebidos como No Man's Land (1987) e Less Than Zero (1987). A sua grande oportunidade surgiu com o papel de J.D em Thelma & Louise (Thelma e Louise, 1991). Apesar de a sua participação se cingir a 15 minutos de filme, Pitt demonstrou muita segurança e carisma. Após um forte desempenho dramático, encarnando o sociopata Early Grayce no filme independente Kalifornia (1993), Pitt foi chamado a protagonizar o seu primeiro filme de nomeada: Legends of the Fall (Lendas de Paixão, 1994). O êxito deste filme tornou-o num símbolo sexual especialmente junto do público adolescente. Seguidamente, foi o vampiro Louis em Interview With the Vampire (Entrevista Com o Vampiro, 1994) e demonstrou toda a sua versatilidade dramática no famigerado Se7en (Sete Pecados Mortais, 1995). Pela sua prestação no thriller Twelve Monkeys (12 Macacos, 1995), onde desempenhou o papel Jeffrey Goines, um paciente mental, recebeu uma nomeação para o Óscar de Melhor Ator Secundário. A partir daí, todos os títulos que protagonizava eram sinónimo de sucesso garantido: recriou a figura histórica de Heinrich Harrer em Seven Years in Tibet (Sete Anos no Tibete, 1997), simbolizou a Morte em Meet Joe Black (Conhece Joe Black?, 1998) e liderou, ao lado de Edward Norton, o controverso Fight Club (Clube de Combate, 1999). Em Snatch (Porcos e Diamantes, 2000), encarnou Mickey O'Neill, um cigano pugilista, embarcando, em seguida, numa série de êxitos comerciais: a comédia romântica The Mexican (A Mexicana, 2001), ao lado de Júlia Roberts; o filme de ação Spy Game (Jogo de Espiões, 2001), onde contracenou com o veterano Robert Redford; Ocean's Eleven (Façam as Vossas Apostas, 2001), onde encabeçou, juntamente com George Clooney, um elenco de luxo; e o épico Troia (2004), realizado por Wolfgang Peterson, no qual vestiu a pele de Aquiles. Mais recentemente contracenou com Angelina Jolie no grande êxito Mr. & Mrs. Smith (2005).
Em 2008, Brad Pitt integrou o elenco do filme The Curious Case of Benjamin Button (O Estranho Caso de Benjamin Button), filme realizado por David Fincher e baseado no conto homónimo de F. Scott Fitzgerald. Pitt interpreta o papel de Benjamin Button, um homem que nasce velho e rejuvenesce com o passar dos anos. O ator foi nomeado para o Óscar de Melhor Ator Principal, no mesmo ano, pela sua interpretação, mas o prémio foi atribuído a Sean Penn, pelo filme Milk.
O ator Brad Pitt no filme "A Mexicana" (2001)
Cartaz do filme "Fight Club" (Clube de Combate), de David Fincher, em que participam Edward Norton, Brad Pitt e Helena Bonham Carter
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Brad Pitt na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-08-16 11:03:11]. Disponível em
Artigos
ver+

Livros & Autores

Baiôa sem data para morrer

Rui Couceiro

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais