Livros e Autores

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov

A aldeia das almas desaparecidas

Richard Zimler

A Intuição da Ilha

Pilar del Río

Bom português

puder ou poder?

ver mais

trás ou traz?

ver mais

impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Brooke Shields

Atriz e modelo norte-americana, Brooke Christa Camille Shields nasceu em Nova Iorque a 31 de maio de 1965. É filha da também atriz e modelo Teri Shields, que se tornou sua agente.
Com um rosto expressivo, morena e com uns belíssimos olhos azuis, Brooke Shields iniciou uma carreira de modelo ainda menina e aos 12 anos já era considerada top model. Aos 15 anos, foi a modelo mais nova a ser capa da famosa revista Cosmopolitan. Formada em Literatura Francesa pela Universidade de Princeton, foi também considerada pela revista Time o rosto dos anos 80.
Começou como atriz na televisão com apenas 11 anos em After the Fall (1974). No cinema, a sua estreia dá-se no filme de terror de Alfred Sole Communion (1976).
Já como modelo bem-sucedida, teve o seu primeiro grande papel no cinema aos 12 anos no filme de Louis Malle Pretty Baby (Menina Bonita, 1978), passado em Nova Orleães no ano de 1917. Brooke faz o papel de Violet, filha de uma prostituta, Hattie (Susan Sarandon), que vive no bordel onde a sua mãe trabalha. O seu ar inocente contrasta com o meio em que vive, onde a sua virgindade atinge um preço inestimável. G. J. Bellocq (Keith Carradine), um fotógrafo famoso, vive atraído pela beleza e inocência de Violet com quem mais tarde vem a casar.
Pretty Baby teve boa aceitação por parte da crítica, contudo, o filme que marcou a carreira de Brooke Shields e que a deu a conhecer ao grande público, anunciando uma promissora atriz, foi Blue Lagoon (Lagoa Azul, 1980). Um drama romântico de Randal Kleiser que conta a história de duas crianças, Emmeline (Brooke Shields) e Richard (Christopher Atkins), que, após um naufrágio, vão dar a uma ilha e aprendem a sobreviver sozinhos nesse local inóspito. Crescem isolados do mundo e juntos descobrem a sexualidade e o amor.
Outros filmes em que participou foram: Tilt (1979), Wanda Nevada (1979), Sahara (1983) e Brenda Starr (1989). A sua carreira como atriz não teve, contudo, grande êxito, tornando-se mais conhecida pela sua beleza do que pelo seu talento. Chegou mesmo a ser considerada no ano 2000 a pior atriz do século pelos prémios Razzie, ela que já tinha tido a desagradável distinção de ser a primeira atriz "distinguida" com um Razzie (pela sua interpretação em Blue Lagoon) - conhecidos prémios destinados a eleger os piores do cinema.
Shields trabalhou também para a televisão, nomeadamente em Suddenly Susan, uma série onde interpreta o papel de Susan Keane Browne. Este seu papel valeu-lhe a nomeação para o Globo de Ouro de Melhor Atriz numa série de televisão em 1997 e 1998.
São públicos os seus namoros com várias figuras famosas, entre as quais Michael Bolton, Liam Neeson, John Travolta, Príncipe Alberto do Mónaco, John Kennedy Jr., Michael Jackson e Woody Harrelson.
A 19 de abril de 1997, casou com o tenista André Agassi, união que durou apenas dois anos. Brooke pediu a anulação do casamento para poder voltar a casar pela Igreja, desta vez com Chris Henchy, produtor e argumentista, com quem casou a 4 de abril de 2001. A 15 de maio de 2003, fruto dessa união, nasceu a sua filha Rowan Francis.
Brooke Shield escreveu dois livros: The Brooke Book (1978) e On Your Own (1985).
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Brooke Shields na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-11-29 15:15:32]. Disponível em
Livros e Autores

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov

A aldeia das almas desaparecidas

Richard Zimler

A Intuição da Ilha

Pilar del Río

Bom português

puder ou poder?

ver mais

trás ou traz?

ver mais

impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais