Livros e Autores

O perigo de estar no meu perfeito juízo

Rosa Montero

Os segredos de Juvenal Papisco

Bruno Paixão

O Retiro

Sarah Pearse

Bruno Bettelheim

Psicólogo de origem judaica, Bruno Bettelheim nasceu em 1903, em Viena. Filho de uma família judaica, viveu um ano nos campos de concentração nazis de Dachau e Buchenwald (1938-39). Após atravessar esta experiência traumatizante, Bettelheim emigrou e radicou-se nos Estados Unidos, construindo uma carreira notável como investigador, professor e psicólogo em prestigiadas instituições norte-americanas: Universidade de Chicago e Rockford College, entre outras. Retirou-se do ensino em 1973 e morreu em 1990.
Bruno Bettelheim especializou-se em psicanálise e ficou mundialmente conhecido pelos seus trabalhos sobre autismo infantil e pelo esforço que empreendeu no sentido de aliviar o sofrimento emocional e confusional de crianças perturbadas. Da sua extensa obra destacam-se duas publicações: um artigo de 1943 intitulado: Individual and Mass Behaviour in Extreme Situations, baseado na experiências que viveu nos campos de concentração nazis e no qual Bettelheim descreve os efeitos que o terror pode provocar na deterioração de uma personalidade; e The uses of Enchantement (Psicanálise dos contos de fadas), obra célebre que salienta a importância que os "contos de fadas" têm no desenvolvimento emocional das crianças.
Outras obras a destacar:
Bruno Bettelheim
1950, Love Is Not Enough
1954, Truants from Life
1960, The Informed Heart
1967, The Empty Fortress
1967, Children of the Dream
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Bruno Bettelheim na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-03-26 21:46:23]. Disponível em
Livros e Autores

O perigo de estar no meu perfeito juízo

Rosa Montero

Os segredos de Juvenal Papisco

Bruno Paixão

O Retiro

Sarah Pearse