Livros & Autores

Baiôa sem data para morrer

Rui Couceiro

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros

Camarões

Geografia
País da África Ocidental. Situado na região equatorial da África Ocidental e banhado pelo golfo da Guiné, possui uma superfície de 475 440 km2. Faz fronteira, a noroeste e a norte, com a Nigéria; a nordeste, com o Chade; a leste, com a República Centro-Africana; a sudeste, com a República do Congo e, a sul, com o Gabão e a Guiné Equatorial; a oeste, é banhado pelo golfo da Guiné. As maiores cidades são Douala, com 1 310 400 habitantes (2004), Yaoundé, a capital (1 187 100 hab.) (2004), Bafoussam (260 600 hab.) (2004), Garoua (409 000 hab.) (2004) e Maroua (297 600 hab.) (2004).
Clima
Bandeira dos Camarões
O clima é equatorial e tropical húmido, no Sul, e tropical seco, no Norte. A duração da estação seca aumenta de sul para norte, pelo que se registam acentuados contrastes na precipitação entre o Sul e o Norte dos Camarões. Nas zonas montanhosas, a temperatura é mais amena.
Economia
A economia dos Camarões sofreu um avanço significativo com o aumento das receitas provenientes da exploração petrolífera. Deste modo, a agricultura e a exploração florestal passaram a representar uma menor proporção no total da produção nacional. A maior parte da população ainda se dedica à agricultura, sendo as suas principais produções a cana-de-açúcar, a mandioca, a banana, o milho, a batata-doce, o óleo-de-palma, o amendoim, o cacau, o arroz, o inhame e o palmito. Na indústria extrativa são de destacar, além do petróleo, o mármore, a pozolana, o alumínio, o calcário e o estanho. O petróleo, a madeira, o café e o cacau são as exportações mais significativas. Os principais parceiros comerciais são a França, os Estados Unidos da América, a Holanda, a Espanha, a Alemanha e a Itália.
Indicador ambiental: o valor das emissões de dióxido de carbono, per capita (toneladas métricas,1999), é de 0,3.
População
A população é de 17 340 702 habitantes (est. 2006), o que corresponde a uma densidade populacional de 34,45 hab./km2. As taxas de natalidade e de mortalidade são, respetivamente, de 33,89%o e 13,47%o (2006). A esperança média de vida é de 51,16 anos. O valor do Índice do Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,499 e o valor do Índice de Desenvolvimento ajustado ao Género (IDG) é de 0,488 (2001). As principais etnias são a Fang, a Bamiléké, a Duala, a Peul e a Tikar. As religiões com maior expressão são a católica (34%), a animista (26%), a muçulmana (22%) e a protestante (18%). As línguas oficiais são o francês e o inglês, mas grande parte da população fala os dialetos africanos.
História
O navegador português Fernando Pó descobriu o território no final do séc. XV, mas Portugal nunca chegou a efetivar a sua ocupação. No séc. XVIII, a Espanha estabelece trocas comerciais com os reinos indígenas. Por sua vez, o Império Alemão transformou o território numa colónia, situação que durou de finais do séc. XIX até à Primeira Guerra Mundial. Ainda durante o conflito, a França e a Inglaterra apossaram-se dos Camarões, dividindo-os em duas zonas. Em 1961, a colónia francesa tornou-se independente e integrou parte dos Camarões ingleses, que já se encontravam dependentes da Nigéria.
No que respeita a regime político, o país é uma república multipartidária assistida por uma assembleia legislativa.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Camarões na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-08-16 11:38:52]. Disponível em
Artigos
ver+

Livros & Autores

Baiôa sem data para morrer

Rui Couceiro

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros