Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Carrazeda de Ansiães

Aspetos Geográficos
O concelho de Carrazeda de Ansiães, do distrito de Bragança, está localizado na extremidade mais a sudoeste do distrito e integra-se na região do Centro (NUT II) e em Dão-Lafões (NUT III). Está limitado a norte pelo concelho de Mirandela e pelo de Murça (distrito de Vila Real), a nordeste pelo de Vila Flor, a leste pelo de Torre de Moncorvo, a sul pelos de Vila Nova de Foz Coa (distrito da Guarda) e S. João da Pesqueira (distrito de Viseu), a sudoeste pelo de S. João da Pesqueira (distrito de Viseu) e a oeste pelo concelho de Alijó (distrito de Vila Real). Encontra-se situada numa área muito acidentada, no planalto de Carrazeda, e nos seus limites concelhios a sul e oeste encontram-se os vales profundos e apertados dos rios Douro e Tua, respetivamente.
Ocupa uma área de 279,3 km2, repartida por 19 freguesias: Amedo, Beira Grande, Belver, Carrazeda de Ansiães, Castanheira, Fonte Longa, Lavandeira, Linhares, Marzagão, Mogo de Malta, Parambos, Pereiros, Pinhal do Norte, Pombal, Ribalonga, Seixo de Ansiães, Selores, Vilarinho de Castanheira e Zedes.
Brasão do concelho de Carrazeda de Ansiães
Igreja de S. Salvador
Em 2005, o concelho apresentava 7318 habitantes.
O natural ou habitante de Carrazeda de Ansiães denomina-se carrazedense.
O clima apresenta-se de verões muito quentes e invernos muito frios, onde é normal nevar.
História e Monumentos
Do património arquitetónico do concelho salientam-se: o dólmen da freguesia de Zedes; o elourinho (séc. XVII), a Igreja (séc. XVIII) e o Solar de Sampaio (séc. XVIII), na freguesia de Linhares; a Ponte das Olgas (medieval), na freguesia de Pereiros; a fraga pintada do Cachão da Rapa (era megalítica), na freguesia de Ribalonga; as Antas de Vilarinho (pré-história), na freguesia de Vilarinho de Castanheira; o pelourinho (séc. XVIII), a Fonte das Sereias e a Antiga Casa da Câmara (séc. XVIII), na freguesia de Carrazeda de Ansiães; o castelo (ruínas do séc. XII); as ruínas da Igreja de Ansiães ou Igreja de São Salvador de Ansiães (séc. XIII), o Pelourinho de Ansiães (séc. XIV) e a Igreja Paroquial de Santa Eufemia (séc. XVII), na freguesia da Lavandeira.
Tradições, Lendas e Curiosidades
O concelho tem como romarias municipais a Festa do Concelho, em que se reúnem todas as padroeiras do concelho, no último domingo de agosto, e a Festa da Lavandeira, mais conhecida por Festa da Marrã (carne de porco), no dia 16 de setembro. Tem também feira mensal nos dias 10, 20 e último de cada mês.
O concelho comemora o seu feriado municipal a 31 de agosto.
O artesanato típico é caracterizado pela cestaria de castanho, pela tanoaria e pela escultura, em madeira, para arte sacra.
Economia
O concelho tem como base económica a agropecuária. Cultivam-se a vinha, a maçã, a laranja, os cereais e a oliveira. Criam-se os gados suíno, caprino e ovino. A atividade industrial passa principalmente pela exploração do granito. O concelho tem a funcionar as Termas de S. Lourenço. Relacionados com o turismo estão a prática de desportos náuticos na barragem da Fonte Longa, o termalismo e a caça.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Carrazeda de Ansiães na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-05-25 21:24:50]. Disponível em

Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais