Campanha Regresso às Aulas 2023-2024 da Escola Virtual
Livros e Autores

O Novo Mundo da Inês - Mais tolerância, por favor!

Sara de Almeida Leite

Todos os Lugares Desfeitos

John Boyne

Weyward

Emilia Hart

Bom português

hilaridade ou hilariedade?

ver mais

à última hora ou à última da hora?

ver mais

tiles ou tis?

ver mais

à parte ou aparte?

ver mais

gratuito ou gratuíto?

ver mais

Carregal do Sal

Aspetos Geográficos
O concelho de Carregal do Sal, do distrito de Viseu, localiza-se na Região Centro (NUT II) e em Dão-Lafões (NUT III). Ocupa uma área de 116,9 km2 e abrange sete freguesias: Beijos, Cabanas de Viriato, Currelos, Oliveira do Conde, Papizios, Parada e Sobral.
Este concelho apresentava, em 2005, um total de 10 490 habitantes.
Brasão do concelho do Carregal do Sal
Ruínas da residência de Aristides de Sousa Mendes, em Cabanas de Viriato, onde o diplomata chegou a albergar refugiados
O natural ou habitante de Carregal do Sal denomina-se carregalense.
O concelho encontra-se limitado a norte pelo concelho de Viseu, a noroeste pelo de Tondela, a oeste pelo de Santa Comba Dão, a este pelo de Nelas e Oliveira do Hospital (distrito de Coimbra) e a sul pelo de Tábua (distrito de Coimbra).
Possui um clima mediterrânico com feição continental, apresentando invernos frios e verões quentes e secos.
A sua morfologia é relativamente suave, destacando-se somente a Senhora dos Milagres, com 351 metros de altitude.
Como recursos hídricos, existem o rio Dão, o rio Mondego e as ribeiras de Cabanas e de Beijos.
História e Monumentos
Currelos era o nome do primitivo concelho, do qual foram donatários os Condes de Vila Nova de Portimão, passando mais tarde a denominar-se Carregal do Sal.
Este primitivo núcleo terá tido a sua origem aquando do domínio romano.
No século XV, D. João I doou estas terras a Fernão Gomes de Góis, camareiro-mor, o senhorio de Oliveira do Conde - por serviços prestados à coroa. O cavaleiro tem o túmulo na igreja da freguesia, sendo este considerado um dos mais notáveis monumentos funerários do país pelos motivos escultóricos que o adornam, constituindo o ex libris do concelho.
A reforma de 1836 chamou-lhe somente Carregal, com sede no lugar e freguesia de Currelos, onde se mantém.
Em Cabanas de Viriato subsistem ruínas de velhas casas solarengas e uma delas terá sido muito provavelmente o berço de Viriato.
A nível do património arquitetónico, destacam-se o Solar da Cobertinha, o Pelourinho do Casal da Torre, a Casa da Fidalga ou Solar de Alvarelhos, revestido de heras verdes, com portão brasonado e arruamentos ajardinados, que data do século XVIII, e a Igreja Matriz de Oliveira do Conde, já existente no século XII, que possui abside gótica e abóbada artesoada, e onde se encontra o referido túmulo de Fernão Gomes de Góis.
Tradições, Lendas e Curiosidades
Das manifestações populares e culturais do concelho são de destacar a festa dos Bombeiros Voluntários, que decorre entre 15 e 18 de julho, a festa de Nossa Senhora das Febres e a festa de S. Pedro, realizada em junho.
No artesanato, a referência vai para os trabalhos de tapeçaria (tipo Arraiolos) e de ferraria, nomeadamente os trabalhos em ferro forjado.
Como instalação cultural, de destacar o Centro Cultural de Currelos.
Como curiosidade, pode referir-se a controversa origem do topónimo deste concelho, dado que supostamente parece ter derivado da existência de armazéns de sal (desaparecidos) no local designado por Salinas, entreposto abastecedor da vasta região entre o Douro e a serra da Estrela até às terras de Castela, atravessando a fronteira de Vilar Formoso.
Economia
No concelho predominam as atividades ligadas ao setor terciário, seguidas pelas do secundário, tendo o setor primário um peso relativamente baixo.
No que se refere à agricultura, destacam-se os cultivos de cereais para grão, leguminosas secas para grão, prados temporários e culturas forrageiras, batata, olival e vinha. A pecuária tem também alguma importância, nomeadamente a criação de ovinos, coelhos e aves. Cerca de 26% (1554 ha) do seu território são cobertos de floresta.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Carregal do Sal na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-09-28 18:15:20]. Disponível em
Livros e Autores

O Novo Mundo da Inês - Mais tolerância, por favor!

Sara de Almeida Leite

Todos os Lugares Desfeitos

John Boyne

Weyward

Emilia Hart

Bom português

hilaridade ou hilariedade?

ver mais

à última hora ou à última da hora?

ver mais

tiles ou tis?

ver mais

à parte ou aparte?

ver mais

gratuito ou gratuíto?

ver mais