Natal WOOK
Livros e Autores

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov

A aldeia das almas desaparecidas

Richard Zimler

A Intuição da Ilha

Pilar del Río

cefalantera

Designação de plantas herbáceas do género Cephalanthera e da família das Orquidáceas.
As celafanteras são plantas terrestres vivazes de caules eretos e folhosos e com rizomas curtos.
As flores são zigomórficas, suberectas, de cor branca ou rosada e forma mais ou menos tubulosa ou campanulada. Dispõem-se numa espiga terminal. O ovário encontra-se contorcido helicoidalmente.
O fruto é uma pseudocápsula.
A Cephalanthera damasonium caracteriza-se por apresentar duas ou três folhas basais escamiformes e de duas a cinco folhas caulinares. As folhas inferiores são ovadas e as superiores, maiores, são mais ou menos elípticas. As flores são de três a vinte, de cor branco-creme ou amareladas. As brácteas são mais compridas que o ovário. Florescem de maio a julho. Vivem nos bosques em locais sombrios ou semi-sombrios.
A Cephalanthera rubra apresenta caule pubescente na zona superior e rizoma. As folhas caulinares superiores são linear-lanceoladas e as inferiores oblongo-lanceoladas a lanceoladas. As flores são em número de 15 e de cor rosa a púrpura. O labelo tem, sensivelmente, o mesmo comprimento dos segmentos externos e esporão nulo. O ovário é séssil e pubescente na parte superior. As brácteas são tão ou mais compridas que o ovário. A floração ocorre entre junho e julho. Encontram-se nos bosques sombrios ou semi-sombrios da Europa, Norte de África e Médio Oriente.
A Cephalanthera longifolia possui o caule glabro na parte superior. As folhas caulinares são lanceoladas. As flores são quase sempre brancas e semiabertas. Labelo subreniforme a ovado e esporão nulo. O ovário é séssil, glabro e excede as brácteas médias e superiores. A floração ocorre entre março e julho. Encontram-se em matas e outros locais sombrios da Europa, Norte de África e próximo Oriente.
Em Portugal encontram-se as espécies C. damasonium, C. rubra e C. longifolia.
As celafanteras encontram-se em grande parte dos bosques da zona temperada do Norte, de regiões da Europa e da Ásia até ao Japão. São plantas que dão preferência aos solos calcários.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – cefalantera na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-12-01 19:48:56]. Disponível em
Livros e Autores

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov

A aldeia das almas desaparecidas

Richard Zimler

A Intuição da Ilha

Pilar del Río