cerâmica
Produção da Cerâmica
A cerâmica é um produto caracterizado pela forma e resultante da moldagem a frio de uma matéria inorgânica argilosa posteriormente endurecida pelo calor.
A desintegração dos granitos, gneisses ou pórfiros, e dos seus feldspatos, originam as matérias-primas que constituem as argilas.
A propriedade essencial destas reside em se transformarem por ação da água em pastas plásticas moldáveis, que solidificam por secagem e endurecem por cozedura.
Porque são muito variadas, também variam os métodos de manipulação e cozedura, originando produtos cerâmicos diferentes: terracota (barro cozido); faiança engobada, se o revestimento é terroso; faiança vidrada, se o revestimento é vítreo e transparente; faiança esmaltada, se o revestimento é vítreo e opaco; grés (pasta compacta, dura, podendo ser esmaltada ou revestida de película vítrea obtida por fusão de sal); porcelana(pasta compacta branca, dura); e biscuit.
A cerâmica surgiu no período de transição do Mesolítico para o Neolítico, ao iniciar-se o desenvolvimento da agricultura.
As primeiras técnicas dependeram do grau de civilização de cada cultura e da sua relação com os outros povos.
Em Portugal, a cerâmica popular produz essencialmente formas úteis e caracteriza-se por barros negros, em Chaves, Vila Real, Viseu, Molelos e Flor de Rosa; barros vermelhos, sobretudo em Barcelos, Miranda do Corvo, Caldas da Rainha, Mafra, Estremoz, Viana do Alentejo e Bringel; barros brancos, em Leiria e Loulé.
A produção da faiança portuguesa iniciou-se no final do século XVI com a importação de artífices andaluzes, desenvolvendo-se no decurso do século XVII à custa da interpretação, geralmente em azul e branco, de motivos de inspiração oriental, barrocos ou heráldicos.
Com a cerâmica é possível o fabrico de tijolos, telhas, peças para grelhagem, entre outros.
O processo de fabrico compreende as seguintes etapas: preparação da pasta (barro ou argila); formação das peças; secagem e cozedura.
A matéria-prima é transportada por carros de mão ou correias até ao local de elaboração. Aí é introduzida no amassador, no qual é triturada e misturada com água, até se obter uma pasta plástica e homogénea.
Depois de certo período de cura (apodrecimento da pasta), a massa é cortada e moldada consoante os objetos pretendidos.
História da Arte da Cerâmica
Proveniente do grego Keramiké, cerâmica designava inicialmente o trabalho de execução de louça de barro embora o seu campo se tenha expandido, abrangendo outras técnicas e materiais. No fabrico dos objetos cerâmicos podem ser utilizadas várias pastas e processos de cozedura que variam entre os 700º do barro comum aos 1350º da porcelana. As técnicas para trabalhar estes materiais admitem três variantes: o modelado (manual), o moldado (molde) e o construído (colagem). A ornamentação das peças pode ser obtida por incisão, por pintura ou por relevo. As cores utilizadas em cerâmica têm origem mineral para não serem consumidas pelo calor. A cor final do mineral depende da temperatura de cozedura.
O vidrado que reveste muitos destes objetos é produzido por uma fina película de vidro que é aplicada sobre a superfície da cerâmica antes de esta cozer. O vidrado pode ser colorido com adição de óxidos metálicos.
Os vestígios de cerâmica contam-se entre as principais fontes de informação arqueológica relativamente às culturas mais antigas. Desde o paleolítico que se fabricam objetos cerâmicos, embora a grande expansão desta técnica se verifique aquando da sedentarização humana no período Neolítico.
Na China encontram-se vestígios de objetos de cerâmica datados de 200 a. C., correspondendo ao período Han. Pelo menos desde o século IX, em plena Dinastia Tang, esta civilização utiliza a porcelana com grande refinamento que exportam para a Índia, para o Egito, para a Mesopotâmia e para o Japão. Durante a Dinastia Ming a porcelana branca pintada de azul conheceu uma grande divulgação. No século XVI estes objetos foram importados em grande escala para a Europa pelos navegadores portugueses e holandeses.
A civilização egípcia, gozando de grande estabilidade e longevidade política e cultural, desenvolveu bastante as formas de expressão artística ligadas à manufatura de cerâmica, empregando já técnicas como o vidrado e o esmalte. Mais tarde, os gregos associaram a pintura à louça de barro, cujo apogeu data do período clássico (século V e IV a. C.) em que os vasos se tornam suporte para pinturas de carácter mitológico, realizadas a dourado ou vermelho sobre fundos negros vidrados. Estes vasos foram exportados para toda a região mediterrânica.
A cerâmica encontrou na cultura muçulmana uma posição cimeira em termos de criação estética. Os árabes executaram peças notáveis em que utilizavam pastas com reflexos metálicos, obtidos pela adição de silicatos de cobre ou de prata. No século XVI, a Pérsia introduz o uso de porcelana, cuja técnica foi trazida da China. A cerâmica hispano-mourisca influenciou fortemente a produção italiana e francesa da Idade Média, nomeadamente os trabalhos produzidos na ilha de Palma de Maiorca que se tornaram conhecidos pela designação de majólica. Ainda no século XVI, a cerâmica vidrada espanhola, em estilo mudéjar, denuncia a forte influência árabe na técnica do esmalte em solução de cloisonné.
Em Itália, nos séculos XV e XVI os principais centros artísticos eram Faenza (de onde deriva o termo português Faiança) e Urbino. Siena tornou-se famosa pelos seus azulejos pintados.
No renascimento francês teve especial relevo o centro industrial de Ruão, onde se atinge grande perfeição na modelação e pintura de figuras de carácter naturalista. No século XVIII, em pleno período barroco e acompanhando a pujança económica do país, surgem as cerâmicas de Lyon. Na Alemanha torna-se famosa a porcelana de Saxe.
Em Portugal, a louça importada da China teve grande presença desde o século XVI, substituindo a cerâmica mudéjar de influência espanhola. Em meados do século XVIII, por iniciativa do Marquês de Pombal, a industria cerâmica e de porcelana conheceu um grande incremento. Tornam-se particularmente notáveis os trabalhos saídos das fábricas da Vista Alegre e do Rato (Lisboa) ou a louça das Caldas.
A cerâmica é um produto caracterizado pela forma e resultante da moldagem a frio de uma matéria inorgânica argilosa posteriormente endurecida pelo calor.
A desintegração dos granitos, gneisses ou pórfiros, e dos seus feldspatos, originam as matérias-primas que constituem as argilas.
Porque são muito variadas, também variam os métodos de manipulação e cozedura, originando produtos cerâmicos diferentes: terracota (barro cozido); faiança engobada, se o revestimento é terroso; faiança vidrada, se o revestimento é vítreo e transparente; faiança esmaltada, se o revestimento é vítreo e opaco; grés (pasta compacta, dura, podendo ser esmaltada ou revestida de película vítrea obtida por fusão de sal); porcelana(pasta compacta branca, dura); e biscuit.
A cerâmica surgiu no período de transição do Mesolítico para o Neolítico, ao iniciar-se o desenvolvimento da agricultura.
As primeiras técnicas dependeram do grau de civilização de cada cultura e da sua relação com os outros povos.
Em Portugal, a cerâmica popular produz essencialmente formas úteis e caracteriza-se por barros negros, em Chaves, Vila Real, Viseu, Molelos e Flor de Rosa; barros vermelhos, sobretudo em Barcelos, Miranda do Corvo, Caldas da Rainha, Mafra, Estremoz, Viana do Alentejo e Bringel; barros brancos, em Leiria e Loulé.
A produção da faiança portuguesa iniciou-se no final do século XVI com a importação de artífices andaluzes, desenvolvendo-se no decurso do século XVII à custa da interpretação, geralmente em azul e branco, de motivos de inspiração oriental, barrocos ou heráldicos.
Com a cerâmica é possível o fabrico de tijolos, telhas, peças para grelhagem, entre outros.
O processo de fabrico compreende as seguintes etapas: preparação da pasta (barro ou argila); formação das peças; secagem e cozedura.
A matéria-prima é transportada por carros de mão ou correias até ao local de elaboração. Aí é introduzida no amassador, no qual é triturada e misturada com água, até se obter uma pasta plástica e homogénea.
Depois de certo período de cura (apodrecimento da pasta), a massa é cortada e moldada consoante os objetos pretendidos.
História da Arte da Cerâmica
Proveniente do grego Keramiké, cerâmica designava inicialmente o trabalho de execução de louça de barro embora o seu campo se tenha expandido, abrangendo outras técnicas e materiais. No fabrico dos objetos cerâmicos podem ser utilizadas várias pastas e processos de cozedura que variam entre os 700º do barro comum aos 1350º da porcelana. As técnicas para trabalhar estes materiais admitem três variantes: o modelado (manual), o moldado (molde) e o construído (colagem). A ornamentação das peças pode ser obtida por incisão, por pintura ou por relevo. As cores utilizadas em cerâmica têm origem mineral para não serem consumidas pelo calor. A cor final do mineral depende da temperatura de cozedura.
O vidrado que reveste muitos destes objetos é produzido por uma fina película de vidro que é aplicada sobre a superfície da cerâmica antes de esta cozer. O vidrado pode ser colorido com adição de óxidos metálicos.
Os vestígios de cerâmica contam-se entre as principais fontes de informação arqueológica relativamente às culturas mais antigas. Desde o paleolítico que se fabricam objetos cerâmicos, embora a grande expansão desta técnica se verifique aquando da sedentarização humana no período Neolítico.
Na China encontram-se vestígios de objetos de cerâmica datados de 200 a. C., correspondendo ao período Han. Pelo menos desde o século IX, em plena Dinastia Tang, esta civilização utiliza a porcelana com grande refinamento que exportam para a Índia, para o Egito, para a Mesopotâmia e para o Japão. Durante a Dinastia Ming a porcelana branca pintada de azul conheceu uma grande divulgação. No século XVI estes objetos foram importados em grande escala para a Europa pelos navegadores portugueses e holandeses.
A civilização egípcia, gozando de grande estabilidade e longevidade política e cultural, desenvolveu bastante as formas de expressão artística ligadas à manufatura de cerâmica, empregando já técnicas como o vidrado e o esmalte. Mais tarde, os gregos associaram a pintura à louça de barro, cujo apogeu data do período clássico (século V e IV a. C.) em que os vasos se tornam suporte para pinturas de carácter mitológico, realizadas a dourado ou vermelho sobre fundos negros vidrados. Estes vasos foram exportados para toda a região mediterrânica.
A cerâmica encontrou na cultura muçulmana uma posição cimeira em termos de criação estética. Os árabes executaram peças notáveis em que utilizavam pastas com reflexos metálicos, obtidos pela adição de silicatos de cobre ou de prata. No século XVI, a Pérsia introduz o uso de porcelana, cuja técnica foi trazida da China. A cerâmica hispano-mourisca influenciou fortemente a produção italiana e francesa da Idade Média, nomeadamente os trabalhos produzidos na ilha de Palma de Maiorca que se tornaram conhecidos pela designação de majólica. Ainda no século XVI, a cerâmica vidrada espanhola, em estilo mudéjar, denuncia a forte influência árabe na técnica do esmalte em solução de cloisonné.
Em Itália, nos séculos XV e XVI os principais centros artísticos eram Faenza (de onde deriva o termo português Faiança) e Urbino. Siena tornou-se famosa pelos seus azulejos pintados.
No renascimento francês teve especial relevo o centro industrial de Ruão, onde se atinge grande perfeição na modelação e pintura de figuras de carácter naturalista. No século XVIII, em pleno período barroco e acompanhando a pujança económica do país, surgem as cerâmicas de Lyon. Na Alemanha torna-se famosa a porcelana de Saxe.
Em Portugal, a louça importada da China teve grande presença desde o século XVI, substituindo a cerâmica mudéjar de influência espanhola. Em meados do século XVIII, por iniciativa do Marquês de Pombal, a industria cerâmica e de porcelana conheceu um grande incremento. Tornam-se particularmente notáveis os trabalhos saídos das fábricas da Vista Alegre e do Rato (Lisboa) ou a louça das Caldas.
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Como referenciar
Porto Editora – cerâmica na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-06-01 17:50:21]. Disponível em
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