Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros

Chade

Geografia
País da África Central. Estendendo-se do deserto do Sara até zonas de savana, o país tem uma área de 1 284 000 km2. Faz fronteira com a Líbia, a norte; o Sudão, a leste; a República Centro-Africana, a sul; os Camarões e a Nigéria, a sudoeste, e o Níger, a oeste. As maiores cidades são Ndjamena, a capital, com 617 800 habitantes (2004), Moundou (130 600 hab.), Bongor (23 800 hab.), Sarh (87 800 hab.), Abéché (63 600 hab.) e Doba (20 800 hab.)Todos estes dados são de 2004. Ao longo do território há uma grande variação climática. A vegetação reflete a variação climática: da savana que se desenvolve a sul passa-se à estepe, que progressivamente dá lugar ao deserto de areia, onde a vegetação só surge nos oásis quando existem lençóis de água mais superficiais. As espécies animais existentes (elefantes, leões, leopardos e chitas) encontram-se nas áreas mais húmidas.
Clima
Bandeira do Chade
O clima é tropical húmido no Sul do país, passando progressivamente a tropical seco à medida que se caminha mais para norte. Na região central, o clima é semidesértico e, no Norte, é caracterizado por uma grande aridez (deserto do Sara).
Economia
A agricultura constitui a base económica do Chade. A escassez de solo arável, aliada à irregularidade e à insuficiência das precipitações, torna muito precária esta atividade, pelo que são frequentes as crises alimentares no país. As principais produções agrícolas são a cana-de-açúcar, a mandioca, o inhame, o amendoim, o milho, o algodão, a batata-doce, a tâmara e o arroz. Com exceção do algodão, que constitui a principal exportação do país, a produção agrícola destina-se ao consumo interno. A criação de gado tem bastante importância, mas a falta de pastagens condiciona o seu desenvolvimento, pelo que o excesso de pastoreio contribui para a desertificação dos solos. Os principais parceiros comerciais do Chade são a França, Portugal, os Camarões e a Alemanha.
Indicador ambiental: sem dados (1999).
População
A população é de 9 944 201 habitantes (2006), o que corresponde a uma densidade populacional de 8 hab./km2. As taxas de natalidade e de mortalidade são, respetivamente, de 45,73%o e 16,38%o (2006). A esperança média de vida é de 47,52 anos. O valor do Índice do Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,376 e o valor do Índice de Desenvolvimento ajustado ao Género (IDG) é de 0,366 (2001). As etnias mais importantes são a Bagirmi, a árabe sudanesa, a Teda, a Mbum, a Masalit, a Tama e a Mubi. A religião maioritária é a muçulmana, seguida pela cristã e, por último, pelas crenças tradicionais. As línguas oficiais são o árabe e o francês, mas grande parte da população fala os dialetos africanos.
História
A França iniciou a ocupação do território no final do século XIX. Depois de alcançada a independência em 1960, o país viveu períodos de grande instabilidade interna e chegou mesmo a entrar em guerra com a Líbia. Entre 1982 e 1995, o Chade viveu uma época de terror. A luta pelo poder esteve na origem de sucessivos massacres, fazendo milhares de mortos e de refugiados. Em 1995, a ação dos sindicatos e das associações de defesa dos direitos do Homem conseguiu devolver a paz ao país. Atualmente o país vive um regime político transitório em que o primeiro-ministro governa com uma assembleia legislativa.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Chade na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-05-21 06:44:01]. Disponível em

Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros