Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros

Clint Eastwood

Ator e realizador de cinema norte-americano, Clint Eastwood nasceu a 31 de maio de 1930, em São Francisco, na Califórnia, no seio duma família humilde. Trabalhou como gasolineiro e vendedor antes de tomar a decisão de partir para Hollywood para enveredar por uma carreira artística. Os seus atributos físicos abriram-lhe as portas para um percurso em filmes de série B como Revenge of the Creature (1955) e Francis In the Navy (Francis na Marinha, 1956).
Após ter atingido algum reconhecimento interno com a série televisiva Rawhide (1959) e farto de esperar por oportunidades de monta no grande ecrã, decidiu aceitar um convite de Sergio Leone, tendo viajado para Espanha e Itália para protagonizar três filmes que constituíram os expoentes máximos do género western-spaghetti: Per un Pugno Di Dollari (Por Um Punhado de Dólares, 1964), Per Qualche Dollaro in Più (Por Mais Alguns Dólares, 1965) e Il Buono, Il Brutto, il Cattivo (O Bom, o Mau e o Vilão, 1966). A sua personagem de "Homem Sem Nome" apaixonou plateias a nível mundial, fazendo de Eastwood um nome a ter em conta em Hollywood, especialmente no campo dos filmes de ação. Foi o realizador Donald Siegel quem explorou todo o seu talento ao criar-lhe outra personagem que ficaria indelevelmente ligada à carreira de Eastwood: o polícia pouco ortodoxo Harry Callahan em Dirty Harry (A Fúria da Razão, 1971). O sucesso da personagem foi tal que Eastwood se viu na contingência de voltar a encarná-la em mais quatro sequelas: Magnum Force (Harry, Detetive em Ação, 1973), The Enforcer (Harry, o Implacável, 1976), Sudden Impact (Impacto Súbito, 1983) e The Dead Pool (Na Lista do Assassino, 1988).
Paralelamente, e influenciado por Leone e Siegel, tentou uma carreira de realizador iniciada com Play Misty For Me (Destino nas Trevas, 1971). Mas nesta nova faceta, Eastwood foi acumulando fracassos sucessivos, o que levou a que, em meados dos anos 80, a sua cotação em Hollywood estivesse bastante baixa. Com o sucesso crítico de Bird (Fim do Sonho, 1988), uma biografia do músico Charlie Parker, ganhou algum fôlego para enveredar por projetos mais ambiciosos. Um deles permitiu-lhe obter o reconhecimento da comunidade cinéfila: Unforgiven (Imperdoável, 1992) marcou a ressurreição do género western, que tinha entrado em decadência nas décadas de 70 e de 80 do século XX, e venceu 4 Óscares da Academia, entre os quais Melhor Filme e Realizador.
O ator norte-americano Clint Eastwood
Apesar de sexagenário, ainda protagonizou filmes de ação como In the Line of Fire (Na Linha de Fogo, 1993) e Absolute Power (Poder Absoluto, 1997), e o melodrama romântico The Bridges of Madison County (As Pontes de Madison County, 1995), ao lado de Meryl Streep.
Já realizador conceituado, continuou a dirigir títulos como Midnight in the Garden of Good and Evil (Meia Noite no Jardim do Bem e do Mal, 1997), True Crime (Um Crime Real, 1999), Blood Work (Dívida de Sangue, 2002) e Mystic River (2003), um policial que constituiu um dos maiores êxitos de bilheteira do ano e que arrecadou os Óscares para Melhor Ator Principal e Melhor Ator Secundário para Sean Penn e Tim Robbins para além da nomeação para o Óscar de Melhor Realizador para Eastwood. Em 2004, dirigiu o elenco de Million Dollar Baby (que, para além do próprio, integra nomes como Hilary Swank e Morgan Freeman), um filme candidato a sete Óscares - entre os quais os de melhores Ator e Atriz principais, Ator Secundário e de Realização - e merecedor de vários prémios da crítica de cinema. Na grande Noite dos Óscares, no final de fevereiro de 2005, Million Dollar Baby obteve quatro galardões, destinados ao Melhor Filme, à Melhor Realização, à Melhor Atriz Principal (Hilary Swank) e ao Melhor Ator Secundário (Morgan Freeman).
Flags of Our Fathers (As Bandeiras dos Nossos Pais) e Letters from Iwo Jima (Cartas de Iwo Jima) são dois dramas de guerra realizados por Eastwood em 2006, tendo o último recebido o Óscar para os Melhores Efeitos Sonoros. Trata-se de histórias diferentes, segundo perspetivas também diferentes, a norte-americana e a japonesa, focadas, no entanto, sobre o mesmo acontecimento que envolveu as duas nações - a batalha de Iwo Jima ocorrida no contexto da guerra do Pacífico.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Clint Eastwood na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-05-29 13:17:08]. Disponível em
Artigos
ver+

Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros