Livros & Autores

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

comunicado de imprensa

Noticiário preparado pela empresa e destinado à comunicação social, cujo objetivo é a informação pura e simples. O seu destino situa-se entre a abundância ou não de informação, a qualidade da informação e a sua apresentação, determinando estes fatores a sua consideração ou, na gíria jornalística, a sua ida para a "cesta secção" ou o cesto dos papéis.
Na sua origem está uma notícia que, não sendo capaz de levar a empresa a convocar os jornalistas, é suficientemente importante para que nós lha façamos chegar a eles. O lead deve conter o essencial da história. O título deve ser cativante, isto é, recente, inédito, verdadeiro, objetivo e de interesse público. Quanto à estrutura, é recomendado: evitar textos com mais de 30 linhas, fazer parágrafos curtos, construir as frases com o máximo de 25 palavras. Na redação, é importante atender à simplicidade e à clareza, usar subtítulos, ser-se objetivo, recorrer à opinião quando atribuída a alguém, fazendo dela uma informação; ir do mais para o menos importante.

Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – comunicado de imprensa na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-07-01 12:31:46]. Disponível em

Livros & Autores

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais