Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Constância

Aspetos Geográficos
O concelho de Constância, do distrito de Santarém, localiza-se na região do Centro (NUT II), no Médio Tejo (NUT III). Situado na confluência do rio Zêzere com o rio Tejo, é limitado a oeste pela serra dos Candeeiros e a nordeste pela serra de Aire e faz fronteira a norte e a este com o concelho de Abrantes, a oeste com os concelhos de Vila Nova da Barquinha e da Chamusca e a sul com os da Chamusca e de Abrantes.
No total, abrange uma área de cerca de 80,2 km2 e é constituído por três freguesias: Constância, Montalvo e Santa Margarida da Coutada.
Ponto de confluência do rio Zêzere com o rio Tejo, em Constância
Constância
Monumento a Luís Vaz de Camões, da autoria de Lagoa Henriques, Constância
Jardim-horto de Camões em Constância
Igreja Matriz de Constância
Brasão do concelho de Constância
Pelourinho de Constância
Uma das ruas de Constância, batizada Vila Poema, no distrito de Santarém
Em 2005, o concelho apresentava 3792 habitantes.
O natural ou habitante de Constância denomina-se constanciense.
História e Monumentos
Foi território ibero, romano, visigodo e mouro até que Golçalves Mendes da Maia o conquistou para o Reino de Portugal. Em 1578, D. Sebastião elevou-o a vila.
Depois da destruição provocada pelas Invasões Francesas, Constância foi reconstruída e conservou sempre importantes focos de interesse arquitetónico, paisagístico e arqueológico. De entre muitos, salientam-se a Igreja Matriz (1636), a Igreja da Misericórdia (forrada de azulejos), o pelourinho, o Mosteiro de N. Sra. da Boa Esperança, o monumento a Camões, o Museu dos Rios e das Artes Marítimas, as Pomonas Camonianas e o Jardim-Horto. Na freguesia de Santa Maria de Coutada existem as ruínas romanas de Alcolobre.
Para atravessar o rio Zêzere foi construída uma ponte metálica, obra de Gustavo Eiffel, inicialmente destinada ao transporte ferroviário, mas depois adaptada aos transportes rodoviários.
Tradições, Lendas e Curiosidades
Das festas do concelho destaca-se apenas a Festa de N. Sra. da Boa Viagem, ou Festa dos Barqueiros, na segunda-feira a seguir à Páscoa.
As Pomonas Camonianas - comemorações do 10 de junho, dia de Camões, em honra ao poeta que por ali passou e viveu - são também um acontecimento festivo importante.
A nível de feiras, realizam-se a feira no Mercado Quinhentista, a Feira de Antiguidades e Velharias e a Feira dos Rios, no fim de agosto, com a venda de artigos relacionados com a atividade fluvial.
O Feriado Municipal é na segunda-feira a seguir à Páscoa.
Existe uma grande variedade de trabalhos artesanais: almofadas em retalhos, mantas de retalhos, rendas, rendas de cinco agulhas, artigos em tear natural, tapeçaria em tear manual, tecelagem, as bonequinhas de Constância (bonecas de trapos), bancos e cadeiras em bunho, cestaria, empalhamentos em vidro, flores de papel, moinhos de papel, trabalhos em madeira e pedra, barcos em miniaturas, redes de pesca e tanoaria.
Economia
Os setores de atividade mais importantes são o terciário, relacionado com os serviços de saúde, de educação e judiciais e administrativos, e o secundário, destacando-se as indústrias transformadoras de azeite, laticínios, carnes e rações, e as de cerâmica, metalúrgica e metalomecânica. O seu crescimento e o seu desenvolvimento económico ficaram a dever-se à sua posição geográfica - facilidades de comunicação fluvial -, assegurando as trocas comerciais entre Lisboa e o interior do país.
No setor primário destacam-se as produções de produtos hortícolas, cereais, azeite, vinho, produtos horto-industriais e frutas. Na produção pecuária, o gado ovino é o que se reveste de maior importância económica.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Constância na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-05-22 15:09:16]. Disponível em

Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais