Livros e Autores

O perigo de estar no meu perfeito juízo

Rosa Montero

Os segredos de Juvenal Papisco

Bruno Paixão

O Retiro

Sarah Pearse

coordenadas cartesianas

As coordenadas cartesianas, como o próprio nome indica, foram propostas pelo filósofo francês René Descartes (1596-1650).
Estas consistem num sistema usado em geometria analítica para localizar um ponto em relação a dois ou três eixos. Num sistema a duas dimensões, o eixo vertical é o eixo dos yy e o eixo horizontal é o eixo dos xx. O ponto onde ambos os eixos se intersetam chama-se origem. Valores de y inferiores a zero aparecem sobre o eixo dos yy abaixo da origem e valores de x inferiores a zero aparecem sobre o eixo dos xx para esquerda da origem. Qualquer ponto é localizado pela interseção das perpendiculares aos dos eixos e que passam nesse ponto. A distância ao eixo do xx é designada por ordenada e a distância ao eixo dos yy é a abcissa. A posição de um ponto é indicada numericamente através dos valores da abcissa e da ordenada dentro de parênteses e separando os dois por uma vírgula.
Num sistema a três dimensões pode ser usado, para localizar um ponto em relação a um terceiro eixo, o eixo dos zz.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – coordenadas cartesianas na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-03-26 07:32:13]. Disponível em
Livros e Autores

O perigo de estar no meu perfeito juízo

Rosa Montero

Os segredos de Juvenal Papisco

Bruno Paixão

O Retiro

Sarah Pearse