Livros & Autores

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros

Copenhaga

Aspetos Geográficos
É capital da Dinamarca e do condado de Copenhaga. Grande parte da cidade localiza-se na costa oriental da ilha de Zelândia e uma parte mais pequena está situada na ilha de Amager. Copenhaga fica muito próxima da cidade sueca de Malmö. Nessa região vivem cerca de 1 100 700 pessoas.
O natural ou habitante de Copenhaga denomina-se copenhaguense.
Vista de Copenhaga
Palácio Rosemborg
História e Monumentos
Foi uma povoação piscatória até ao século XII e foi fortificada em 1167 por ordem do bispo que então a possuía. Devido à importância do seu porto marítimo foi fundada no século XIII e eleita capital do país no século XV, por Cristóvão III da Baviera.
Durante as Guerras Napoleónicas sofreu diversos bombardeamentos. Em 1807 morreram dezenas de pessoas nesta cidade. No século XIX a muralha foi demolida e no período da Segunda Guerra Mundial esteve ocupada pelos Alemães.
O seu legado arquitetónico é muito rico, possuindo importantes monumentos de diversos estilos e épocas. São de destacar o edifício da Bolsa e o Castelo de Rosemborg, datado de 1672, do Renascimento holandês; a Igreja do Nosso Salvador e o Castelo de Charlottenborg, atual sede da Academia de Arte, ambos monumentos em estilo barroco; o Palácio de Amalienborg, em estilo rococó; a Catedral de Nossa Senhora, do século XII; o Palácio do Príncipe e o Palácio Real de Christiansborg, do século XVIII, sede do Parlamento, da Corte Suprema e do Ministério de Assuntos Exteriores desde 1918; o edifício da Câmara Municipal, em tijolo maciço, possui um relógio astronómico famoso em todo o Mundo.
Aspetos Turísticos e Curiosidades
Copenhaga está rodeada de jardins e boulevards criados após o desmantelamento das muralhas que cercavam a cidade.
Outros locais de interesse são os Jardins de Tivoli; o parque de diversões de verão; a Ny Carlsberg Glyptotek, onde estão reunidas coleções egípcias, gregas, etruscas e romanas; o circo; o jardim zoológico; a Galeria Nacional de Arte; o Museu Thorvaldsen, do século XIX, que expõe coleções de escultura muito famosas; o Museu dos Brinquedos; o Museu de Zoologia e o Museu ao Ar Livre.
Copenhaga foi designada Capital Europeia da Cultura para o ano de 1996.
Economia
Como principal centro de comércio da Dinamarca, Copenhaga controla as exportações e importações do país através do seu porto marítimo, que é porto franco. A cidade comercializa sobretudo produtos derivados do leite, da lã e do gado. As suas indústrias são variadas e incluem a têxtil, a química, a de motores, a de construção naval, a de relógios, a de artigos de pele, a do tabaco, a do mobiliário, a do chocolate, refinarias de açúcar, a de licores, destilarias e a de instrumentos musicais. No entanto as mais famosas são a de artigos de porcelana (a Fábrica Real de Copenhaga foi fundada há 200 anos) e a de prata artesanal.
Copenhaga possui uma universidade que data do século XV, a Real Universidade Veterinária e Agrícola e a Universidade Técnica da Dinamarca. É o centro de arte e literatura no contexto da Europa do Norte. Possui um teatro real desde 1874, com um consagrado ballet, e uma biblioteca real, com 600 mil livros.
As ligações rodoviárias com Copenhaga são eficazes e o seu aeroporto é muito ativo.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Copenhaga na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-06-30 17:40:47]. Disponível em

Livros & Autores

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros