Livros & Autores

Baiôa sem data para morrer

Rui Couceiro

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Coreia do Norte

Geografia

País da Ásia Oriental. Situado no Norte da península da Coreia, da qual ocupa 55%, possui uma superfície de 120 540 km2. O país é banhado pelo mar do Japão, a leste, e pelo mar Amarelo, a oeste, e faz fronteira com a Rússia, a nordeste, a China, a norte, e a Coreia do Sul, a sul. As principais cidades são Pyongyang, a capital, com 2 811 500 habitantes (2004), Hamhung (847 300 hab.), Ch'ongjin (695 400 hab.), Namp'o (676 000 hab.) e Sonch'on (157 200 hab.).
Mulheres trabalhando num arrozal
Bandeira da Coreia do Norte
É um país particularmente montanhoso e acidentado no extremo norte. Aproximadamente 3/4 do território é constituído por montanhas cobertas de floresta.

Clima

O clima é temperado continental, com um inverno extremamente longo e frio e um verão húmido.

Economia

A Coreia do Norte tem uma economia planeada que assenta nas indústrias pesadas e na agricultura. O país é rico em recursos minerais, sobretudo no mineral de ferro, na magnesite, no fosfato mineral, no enxofre, no zinco, no chumbo, no espato, na grafite, no cobre, no ouro e na prata. O setor manufatureiro é dominado pelo cimento, pelas munições, pela maquinaria industrial, pela fundição, pelo coque, pelos químicos, pelos fertilizantes e pelos tecidos. Embora tenha uma escassa quantidade de petróleo, o carvão representa 70% das suas necessidades energéticas. A nível agrícola, as culturas mais importantes são o arroz, o milho, a batata, a couve, a batata doce, a soja e o trigo. Os principais parceiros comerciais da Coreia do Norte são o Japão, a China, a Áustria e a Índia.

População

A população é de 23 113 019 habitantes (est. 2006), o que corresponde a uma densidade populacional de 190,08 hab./km2. As taxas de natalidade e de mortalidade são, respetivamente, de 15,54%o e 7,13%o. A esperança média de vida é de 71,65 anos. Os habitantes são quase exclusivamente coreanos; os chineses são apenas 0,2%. A nível religioso, os ateus representam 68% da população,16% acredita nas crenças tradicionais e 14% professa o ch'ondogyo. A língua oficial é o coreano.

História

A história da Coreia do Norte data da Segunda Guerra Mundial, quando o Japão, que dominou a península da Coreia, a entregou aos Aliados. O país foi dividido em duas regiões, ficando a região norte sob o domínio da União Soviética e a região sul sob o domínio dos EUA. As tropas russas abriram caminho para a formação de um Estado comunista e, em 1948, era criada a República Popular Democrática da Coreia.

Procurando a unificação através da força, as tropas norte-coreanas invadiram a Coreia do Sul, em 1950, dando início à Guerra da Coreia. As Nações Unidas intervieram, com tropas maioritariamente norte-americanas, enquanto os soldados chineses reforçaram a Coreia do Norte. Em 1953 foi assinado um armistício.

Entre 1972 e 1994, o presidente Kim Il-Sung fez pressão para a reunificação da Coreia e para a retirada das tropas dos EUA. Nessa altura, a Coreia do Norte já estava transformada num dos regimes mais repressivos do mundo.

Kim Il-Sung morreu em 1994 e, até hoje, a Coreia do Norte continua a ser uma república com um partido único, em que o primeiro-ministro governa com uma Assembleia popular suprema.

Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Coreia do Norte na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-07-02 00:08:29]. Disponível em
Artigos
ver+

Livros & Autores

Baiôa sem data para morrer

Rui Couceiro

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais