Livros e Autores

O perigo de estar no meu perfeito juízo

Rosa Montero

Os segredos de Juvenal Papisco

Bruno Paixão

O Retiro

Sarah Pearse

coroa sueca

A coroa, que pode ser dividida em 100 öre, é a moeda oficial da Suécia, tem por símbolo kr e por código SEK. A coroa é emitida pelo banco Riksbank.
Há em circulação moedas de 50 öre, 1, 5 e 10 coroas, assim como notas de 20, 50, 100, 500 e 1000 coroas. No entanto, mantêm-se válidas as moedas de duas coroas que tenham sido cunhadas a partir de 1868, apesar de serem muito raras, tal como podem ser usadas todas as moedas comemorativas posteriores a 1897. Dado que as moedas de duas coroas cunhadas até 1966 contêm 40 por cento de prata, o seu valor acaba por ser superior ao valor facial. Assim, muitas delas devem ter sido fundidas para reutilizar a prata e as que restaram estão maioritariamente nas mãos de colecionadores. Na Suécia, é proibido fundir moedas em uso, e é precisamente por esse motivo que elas são oficialmente mantidas como estando em circulação.
As moedas de uma coroa ou superiores ostentam a efígie do rei da Suécia. Nas notas surgem representadas personalidades suecas como a escritora Selma Lagerlöf, a cantora de ópera Jenny Lind, os reis Gustav Vasa e Carlos XI e o naturalista Carolus Linnaeus.
As primeiras moedas a serem cunhadas na Suécia surgiram perto do ano 1000 e na Idade Média vigorou o ortug. Posteriormente, no século XVI, apareceu o riksdaler, uma moeda de prata que esteve em uso até 1873.
A coroa substituiu o riksdaler a 30 de maio de 1873, quando a Suécia formou a União Monetária Escandinava com a Dinamarca e a Noruega. A Suécia manteve a designação coroa, em uso mesmo depois do fim desta união, em 1914.
Em 2002, a União Europeia passou a adotar a moeda comum, o euro, mas a Suécia, que iria aderir mais tarde à Zona Euro, optou por manter em uso a sua coroa, seguindo a vontade popular manifestada num referendo realizado em 2003.
A coroa sueca também é utilizada nas ilhas Äland, um arquipélago finlandês com fortes ligações à Suécia, em paralelo com o euro.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – coroa sueca na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-03-30 22:39:49]. Disponível em
Livros e Autores

O perigo de estar no meu perfeito juízo

Rosa Montero

Os segredos de Juvenal Papisco

Bruno Paixão

O Retiro

Sarah Pearse